Central de Notícias

Acadêmicos do Projeto Logos participam de capacitação

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediou Oficina de Capacitação, dos acadêmicos de Medicina participantes do Projeto “Logos: Aids, DST e gravidez precoce – Conhecer para prevenir”. A Oficina foi realizada nos dias 29 de março e 5 de abril.

O Logos é um Projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, que tem como objetivo informar jovens e adolescentes do ensino médio das escolas públicas e particulares de Cascavel, sobre prevenção de DST/Aids e gravidez. Busca também, ensinar aos alunos as estruturas do aparelho reprodutor humano e transmitir o conteúdo científico básico sobre DST/ Aids dando enfoque aos sintomas da doença e, principalmente, à sua prevenção, além de apresentar os principais métodos contraceptivos e esclarecer sobre o uso correto dos métodos anticoncepcionais.

A Oficina de Capacitação é realizada com atividades na intercalação de dinâmicas e leituras teóricas, a cargo da enfermeira Josana Dranka Horvath, chefe do Centro de Doenças Infecto Parasitárias (Cedip), com toda a abordagem e explanação feita de forma interativa e engraçada.

“As pessoas, principalmente jovens e adolescentes, precisam de informação, até porque o assunto ‘sexo’ ainda é pouco discutido em casa”, afirma Tiago Lucietto, um dos integrantes do Projeto. Tiago ainda explica que “este é um Projeto que oportuniza aos acadêmicos da Unioeste a atividade extencionista e, evidentemente, estreitar relações entre a Universidade e as escolas públicas e particulares da rede de ensino médio noturno do município de Cascavel”.

O Projeto é desenvolvido há nove anos na cidade, e tanto os coordenadores Milton Elias de Oliveira e Marly Alves Daólio, quanto os alunos tem sido muito bem recebidos nos colégios em que visitam. Eles observam que muitas vezes, devido à grande demanda pela realização das oficinas, fica difícil controlar as turmas, “porém os acadêmicos, com um jeito peculiar e espontâneo, conseguem administrar isso e nas explicações captar a atenção dos jovens e, dessa forma, atingirem seus objetivos”, afirmam os coordenadores.

 

Cedip

O Cedip é um órgão da Prefeitura de Cascavel cuja função principal é definir e programar diretrizes, estratégias e linhas de ação para garantir que as pessoas portadoras de doenças infecciosas e parasitárias tenham acesso a procedimentos de diagnóstico e tratamento de qualidade na rede pública de saúde.

Atua no controle e tratamento de hepatite, leishmaniose, HIV/AIDS, demais DST, toxoplasmose, blastromicose, redução de danos álcool e drogas (distribuição de kits para usuários de drogas injetáveis). O Cedip está credenciado também como referência no atendimento de violência sexual (com distribuição de pílula do dia seguinte para esses casos e atendimento psicológico).

Outas informações sobre o projeto podem ser adquiridas na Pró-Reitoria de Extensão e pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. O Cedip fica localizado na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Posto de Atendimento Continuado (PAC).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.