Pós-graduação oferece capacitação para servidores

Será realizado amanhã (30.05), o 2º Encontro de Assistentes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que visa atualizar e aprofundar os conhecimentos dos servidores para que atuem de forma inovadora e com qualidade, promovendo o crescimento profissional e institucional.

O evento, que se inicia às 8h30, na sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria, é dedicado à apresentação da Plataforma Sucupira, nova ferramenta online utilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aos coordenadores e assistentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Unioeste.

O professor Rubens Maribondo do Nascimento, coordenador geral de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um dos responsáveis pela construção da plataforma, vai explicá-la e mostrar suas funcionalidades, que servem para coletar informações, realizar análise e avaliações dos programas de pós-graduação.

No período da tarde, o professor Rubens, vai tirar dúvidas, trocar experiências e interagir com os participantes, em relação à ferramenta, com o objetivo de ampliar a eficiência no trabalho e elevar a qualidade na prestação dos serviços.

Nelso Valmir Banaszeki, chefe da Divisão de Pós-Graduação Institucional, ressalta a importância do encontro, visto que "conseguimos trazer um dos responsáveis pelo desenvolvimento do programa para esclarecer aos nossos servidores sobre sua correta utilização. Assim, esperamos que todos possam aproveitar esta oportunidade”.

Nova plataforma

O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) conta com um novo aplicativo online para coletar informações, realizar análises, avaliações e servir como base de referência, a Plataforma Sucupira, lançada em 27 de março passado.

A plataforma disponibilizará em tempo real e com transparência as informações, processos e procedimentos que a Capes realiza no SNPG para a comunidade acadêmica. Com isto, vai propiciar a parte gerencial e operacional dos processos e permitir maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação. O preenchimento das informações, como cadastro de discentes, está disponível desde abril.

Com o programa se pretende reduzir o tempo, esforços e imprecisões na execução de avaliação do SNPG, promover maior facilidade no acompanhamento da avaliação, gerar maior confiabilidade, precisão e segurança das informações além de permitir controle gerencial mais eficiente.

Para os programas de pós-graduação e instituições de ensino, haverá maior facilidade e simplicidade no processo de coleta e envio das informações, que será em tempo real. A visibilidade das informações da instituição será imediata, com mais agilidade no processo de solicitações e comunicação a Capes.