Proplan faz balanço de atividades bienais

A Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), criada em 2011 a partir do Grupo de Planejamento e Controle (GPC), é responsável pela análise da evolução da Universidade e, no período de 2012 a 2014, realizou uma série de atividades que atendem as necessidades institucionais e demandas da gestão superior.

A Diretoria de Avaliação Institucional, comandada por Ivete Janice de Oliveira Brotto, foi responsável pela instalação da Comissão de Avaliação e coordenou a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aprovado pelo Conselho Universitário (COU) no segundo semestre de 2013. Neste ano, esta diretoria atuará na elaboração da matriz de planejamento e de um estudo prospectivo da Instituição, como forma de subsidiar as futuras discussões do PDI e orientar os Conselhos Superiores.

Já a Diretoria de Desenvolvimento Institucional, comandada por Marines da Cruz Monteiro, divide-se em duas áreas: orçamento e informação. A primeira é responsável pela elaboração e acompanhamento do orçamento institucional e, desde 2012, tem nova diretiva para sua elaboração, que é a manifestação das unidades e divisões administrativas sobre suas necessidades.

O pró-reitor de Planejamento, Jandir Ferrera de Lima, explica que a Unioeste passou a elaborar um orçamento real das suas necessidades consultando as diferentes divisões da Universidade. “A partir deste ano, o novo PDI orientará a formulação da peça orçamentária sem se descuidar das demandas das unidades administrativas”. Futuramente, a matriz de planejamento orientará a execução orçamentária, avançando nas inovações.

Transparência

Com relação à área de informações, o boletim de dados foi ampliado com a inserção de mais conteúdo informativo, oferecendo transparência das informações. No site da Proplan foram divulgados mais dados orçamentários, entre outros de interesse geral.

Dentre os avanços desta divisão, o pró-reitor salienta a criação do portal da transparência, elaborado a partir do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA) das servidoras da Proplan e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), “que oferece à comunidade acadêmica e regional informações administrativas da Unioeste”.

A tônica da Divisão de Organização, Sistemas e Métodos foi desburocratizar e, para isto, emitiu pareceres sobre mudanças na estrutura organizacional e o desempenho administrativo dos diversos órgãos da Unioeste. Jandir informa que a Unioeste avançou bastante na desburocratização, “mas há muito para ser feito e alguns procedimentos exigem discussão ampla com a comunidade acadêmica”.

A Proplan capitaneou e participou ativamente das discussões de um conjunto de resoluções que afetam a vida administrativa e acadêmica. O pró-reitor cita como exemplo a resolução de saída para o exterior, citando que “alguns ajustes reduziram o prazo de tramitação dos pedidos de 90 para 30 dias”.

A Pró-reitoria participou na elaboração das novas planilhas financeiras da pós-graduação lato sensu, das diretrizes para aluguéis das salas da Unioeste, do Plano Individual de Atividade Docente (PIAD), da avaliação de desempenho, das regras de identidade visual, da revisão de procedimentos administrativos e elaboração da minuta dos procedimentos de controladoria.

Um grande avanço apontado pelo pró-reitor diz respeito à ampliação da carga horária de contratação dos docentes colaboradores e a discussão da expansão da Instituição. Ele frisa que “com muita paciência e com justificativas pertinentes conseguimos atender a maior parte das necessidades das direções de centro e ampliar a margem de contratação de carga horária em testes seletivos. Isso foi um feito histórico na Unioeste".

Ferrera de Lima destaca ainda o fato de a Proplan ter conseguido propor e alterar, junto ao COU, as diretivas para a ocupação das vacâncias. “A partir de agora as vagas oriundas de exonerações, falecimento e transferências retornam aos centros de origem atendendo uma demanda histórica dos diretores”, finaliza.