Central de Notícias

Unioeste sedia palestra sobre Ano Internacional da Agricultura Familiar

O Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do curso de Agronomia, sediará na tarde desta quinta-feira, dia 20, a partir das 13h30, a realização da palestra “As diretrizes e ações da FAO para o ano de 2014 – Ano Internacional da Agricultura Familiar”, com o coordenador de projetos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), engenheiro agrícola Carlos Antônio Biasi.

Segundo a FAO, o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, mostrando mundialmente sua importância e contribuição para a erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia, professor doutor Wilson Zonin, do Campus de Marechal Candido Rondon, na região Oeste do Paraná, entre 80% a 90% das propriedades agrícolas são de agricultura familiar. “No mundo há mais de 500 milhões de propriedades agrícolas familiares e, no Brasil, fazem parte deste tipo de agricultura pessoas que possuam até 72 hectares de terra e/ou renda anual de até R$ 360 mil”, observa Zonin.

Segundo a FAO, o objetivo de dedicar o ano de 2014 à Agricultura Familiar é o de reposicionar esse tipo de agricultura no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado.

O AIAF 2014 vai promover ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar os agricultores familiares.

A palestra sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar e sua importância é direcionada a toda comunidade e, principalmente, aos agricultores da região. A entrada é franca.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.