Central de Notícias

Seminário de Literatura termina movimentado

O 11º Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, na Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, termina hoje, sexta-feira, dia 29, com movimento. O evento, que apresentou como reflexão a temática das Confluências entre Literatura, Cultura e outros Campos do Saber, contou com mais de 1.100 inscritos e com participantes de diversos locais do país e inclusive, de outros países, como: Chile, Argentina, Uruguai e Coreia do Norte.

Juli Kim, 25, e Nahyun Lee, 27, vieram da Coreia do Sul para participar do evento. Juli faz o curso de Maestria em Espanhol, correspondente ao curso de Letras, na Coreia, e conta que realiza estudos com base na linguística e que compara o espanhol com a língua portuguesa em seus estudos. “Achei muito interessante o evento. Gostei muito. Além de bem organizado, pude assistir boas apresentações”, observa Juli, que fala bem o português, uma vez que já morou em São Paulo por quase cinco anos.

Nahyun já faz doutorado em Literatura Hispano-Americana e espera poder comparar seus estudos com a literatura brasileira. “Assistir esses seminários foi interessante para compreender melhor as pesquisas brasileiras e ver que tipos de estudos há no Brasil em Literatura. Além disso, é uma oportunidade para aprender português”, analisa.

O professor Antonio Donizeti da Cruz, que organiza o evento junto com as professoras Lourdes Kaminski Alves, Ximena Merino e Adriana Fiuza, conta que os resultados foram positivos. “O número de participantes foi significativo e pudemos contar com pesquisadores de diversos países. A organização foi boa e tivemos elogios em relação às conferências e simpósios, assim como sobre a participação dos escritores”, avalia.

Quase 500 trabalhos foram apresentados nos simpósios do Seminário, que abarcaram os temas Linguística; Literatura; Línguas Estrangeiras; Prática de Ensino; e Formação Docente.

O professor do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CESJF), Altamir Celio de Andrade, veio de Minas Gerais para participar do evento. “Achei muito interessante a proposta do congresso, da relação que fazem entre literatura, história e memória. Além disso, o tema do evento se relaciona com a minha pesquisa do doutorado, uma vez que vou estudar a questão do feminino na bíblia, relacionado com a literatura’, explica o docente de Teologia e Filosofia, que está fazendo doutorado na área de Letras.

O Seminário contou com a participação especial de seis convidados internacionais, dez nacionais, quatro de outros Campi da Unioeste, das áreas de Humanas e de docentes dos cursos de graduação e da pós-graduação em Letras da Unioeste, Campus de Cascavel.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.