Mestrado em Zootecnia realiza a 100ª dissertação

No dia 10 de dezembro será realizada a 100ª dissertação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ) nível mestrado, oferecido pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon.

A 100ª dissertação intitulada “Composição química e quantificação de micro-organismos da água residuária da suinocultura em áreas de produção, armazenamento e aplicação, e produção de feno de capim Tifton 85 sob duas alturas de cortes” é da mestranda Jaqueline Rocha Wobeto, orientada pela professora doutora Marcela Abbado Neres.

A dissertação

O trabalho teve como objetivo avaliar a composição química e população de micro-organismos na água residuária da suinocultura (ARS) no afluente, efluente, lagoa de armazenamento, solo, serrapilheira e planta. Também avaliou-se o perfil microbiológico e composição química do feno sob duas alturas de corte durante 120 dias de armazenamento em galpão fechado, em uma propriedade produtora de feno e pré-secado, de capim Tifton 85 adubado com água residuária da suinocultura

Programa de Pós-Graduação em Zootecnia

O PPZ foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em julho de 2006 e teve seu reconhecimento renovado em 31 de agosto de 2012 pelo Ministério da Educação (MEC).

A Área de Concentração do Programa é “Produção e Nutrição Animal” e são três as Linhas de Pesquisa: Aquicultura, Produção e Nutrição de Ruminantes/Forragicultura e por fim. Produção e Nutrição de Não-Ruminantes.

O professor doutor Ricardo Vianna Nunes foi o primeiro coordenador do Programa, tendo sido nomeado coordenador especial no início do curso e, posteriormente, eleito por dois mandatos, sendo responsável pela Coordenação até agosto de 2011. Atualmente a professora doutora Maximiliane Alavarse Zambom é a coordenadora do Programa, estando no seu segundo mandato.

A primeira turma do PPZ ingressou em março de 2007 e até o final de setembro deste ano, já foram titulados 99 mestres e mestras. A primeira defesa de dissertação foi realizada em 2008 pelo aluno Arcangelo Augusto Signor, orientado do professor doutor Wilson Rogério Boscolo.  Em fevereiro, de 2012, ocorreu a 50ª defesa de dissertação, realizada pela aluna Silia Maria de Negreiros Sousa, orientada do professor doutor. Robie Allan Bombardelli.

Na Avaliação Trienal da Capes divulgada em 2013 referente ao Triênio 2010-2012, o PPZ obteve conceito quatro, o que motivou os docentes do Programa a enviarem a proposta de abertura do Doutorado em 2015, cujo resultado deve ser divulgado pela Capes, ainda esse mês de dezembro.