Parfor discute critérios para seleção de professores

A Coordenação geral da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), juntamente com os coordenadores dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), esteve reunida, na última sexta-feira, para definir critérios de seleção dos professores que serão homologados pelas secretarias de educação, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em regime de colaboração com as universidades estaduais, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação.

O Programa objetiva garantir que aos professores efetivos e temporários (PSS) em exercício na rede pública estadual e municipal, a formação exigida por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício na sala de aula. O curso de 1ª Licenciatura em Pedagogia, com duração de quatro anos, é voltado para os professores efetivos da Educação Básica pública que ainda não têm uma licenciatura. Os cursos de 2ª Licenciatura, com duração de um ano e meio, é voltada aos professores em exercício na rede pública da Educação Básica, há pelo menos três anos, e que estão atuando em área distinta da sua formação inicial.

O curso de Formação Pedagógica é destinado para aqueles professores com bacharelado, inclusive nos cursos técnicos, mas que gostariam de fazer e necessitam da formação pedagógica complementar.

Na Unioeste, as aulas estão previstas para iniciarem em julho. Nos cursos de 2ª Licenciatura as aulas são oferecidas sempre às sextas-feiras e aos sábados pela manhã e tarde. O curso de Formação Pedagógica será aos sábados, pela manhã e tarde.

O Parfor

Até 2012 o Parfor implantou 1.920 turmas em todo o Brasil. Há 54 mil professores da Educação Básica frequentando os cursos em todo o País, em turmas especiais, localizadas em 397 municípios. Todos os cursos são voltados aos professores que atuam em sala de aula nas escolas públicas, professores efetivos ou temporários (PSS).

Neste ano, foram ofertadas pela Universidade 355 vagas, com aulas presenciais. No próximo dia 6 de março será divulgada a relação das pré-inscrições homologadas pelas secretarias, e no dia 7 será publicado edital com todas as informações. Concorrerão às vagas ofertadas, somente os professores que fizeram a pré-inscrição na Plataforma.

Neste ano, a seleção das inscrições validadas será realizada nos seguintes campi:

Campus de Cascavel

Segunda Licenciatura em Matemática, com 30 vagas, com aulas nos finais de semana, às sextas-feiras à noite e aos sábados, pela manhã e a tarde. As aulas, que se destinam aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, serão iniciadas em julho próximo. Já para o curso de Formação Pedagógica, são disponibilizadas 40 vagas, com aulas aos sábados pela manhã e a tarde.

Campus Toledo

Segunda Licenciatura em Ciências Sociais, com 40 vagas, e aulas nos finais de semana, às sextas-feiras e aos sábados. As aulas começam em outubro.

Campus Foz Do Iguaçu

Segunda Licenciatura em Matemática, com 30 vagas, com aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e a tarde e Formação Pedagógica, com 40 vagas, com aulas aos sábados, manhã e à tarde. O início dos cursos está previsto para o mês de julho.

O processo de seleção seguirá o seguinte cronograma definido pela Capes: no dia 6 de março será disponibilizada a relação validada para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nos dias 7 a 17 será o período de seleção dos pré-inscritos. Entre os dias 22 de abril a 22 maio é o período de matrícula e registro, dos matriculados na Plataforma Freire. E no mês de julho é a previsão de início das aulas.

Mais informações sobre o Parfor poderão ser obtidas pelo site www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor, ou com a coordenação do programa na Unioeste: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou pelo telefone: (45) 3220-3172, das 8 às 14 horas.