Unioeste na Comunidade: entrega materiais esportivos

O Projeto “Unioeste na Comunidade” da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, entregou na última sexta-feira (4), alguns materiais esportivos ao Centro da Juventude e para o Espaço de União, Recreação e Educação da Criança e do Adolescente I (Eureca I), do Bairro Interlagos, em cidade de Cascavel.

A entrega dos materiais esportivos é proveniente do subprojeto “Promoção de Saúde e Bem Estar: a contribuição da Unioeste para a consolidação da Unidade Paraná Seguro (UPS)”, e que é financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Programa Universidade Sem Fronteira.

No Centro da Juventude, foram entregues uma mesa de ping-pong, um jogo de raquetes/rede/bolas, 12 sungas, e 15 toucas para serem usadas nas aulas de natação. Já no Eureca I, foram entregues duas mini traves e alguns mini cones para as atividades em quadra, que são ministradas pelo professor André Vinicius Danieli.

No mesmo dia, além dos materiais esportivos, no Centro da Juventude também foram entregues seis certificados do curso de Informática que o Projeto disponibiliza, gratuitamente, para as mães dos alunos que frequentam o local. “Todas estas ações, buscam integrar a comunidade em geral”, declara a coordenadora do Projeto, professora Adriane de Castro Martinez Martins.

Segundo ela o Projeto também desenvolve ações da saúde, na qual alguns acadêmicos da Unioeste do curso de Educação Física do Campus de Marechal Cândido Rondon e dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia do Campus de Cascavel, vem até o Centro da Juventude, um sábado por mês, para realizar exames. Os testes são de aferição da pressão arterial, teste da glicemia, exame bucal na prevenção do câncer e prevenção do câncer de mama. Além disso, os alunos promovem algumas atividades esportivas, para a comunidade em geral, buscando integrar as famílias dos jovens assistidos pelo Centro da Juventude e o Eureca I.

Curso de Informática

O Projeto também desenvolve um curso de Informática, totalmente gratuito, que tem a finalidade de incluir as mães ou responsáveis dos alunos do Centro da Juventude, na era digital. O tempo de duração é de dois meses e meio, com aulas uma vez na semana, nas sextas-feiras, das 15 às 17 horas, ministradas por dois acadêmicos da Unioeste, Giovani Ceron Hartmann e Eduardo Deon Fortunato.

Para a primeira turma, foram entregues certificados no último dia 4, e no próximo dia 11 iniciará as atividades de outra turma, com dez vagas, e para inscrever-se a candidata precisa apresentar apenas os documentos pessoais no Centro da Juventude. Mais informações pelo telefone (45) 3902-2847.