Professor recebe Prêmio Orgulho Paranaense

Representando a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o professor do curso de Educação Física, Lucinar Jupir Forner Flores, do Campus de Marechal Cândido Rondon, foi contemplado com o Prêmio Orgulho Paranaense 2013, organizado pelo Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET), realizado na última quarta-feira (11), em Curitiba.

O professor foi contemplado na categoria Produção Científica, uma novidade desta edição sugerida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O artigo que concorreu ao prêmio, intitulado “Avaliação da Potência Aeróbica de Praticantes de Rugby em Cadeiras de Rodas através de um Teste de Quadra”, foi produzido a partir da sua tese de doutorado desenvolvida na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2012. Orientada pelo professor doutor José Irineu Gorla, ele contou com a colaboração dos pesquisadores Luis Felipe Castelli Correia de Campos, Rafael Botelho Gouveia, Anselmo de Athayde Costa e Silva, Luís Gustavo de Souza Pena e José Irineu Gorla.

O trabalho também gerou um projeto de pesquisa individual na Unioeste e foi contemplado com duas bolsas de Iniciação Científica (2012/2013 e 2013/2014).  “O projeto envolvendo pessoas com lesão medular teve como objetivo avaliar as respostas autonômicas e cardiovasculares em Pessoas com Lesão da Medula Espinhal (PLME) praticantes de Rugby em Cadeira de Rodas (RCR) em diferentes situações”, explica o professor. Já na Unioeste, o projeto vem se desenvolvendo em pessoas sem lesão medular, principalmente em atletas do futsal e ciclismo da região Oeste do Paraná.

Para o professor este prêmio é o resultado do reconhecimento de grandes trabalhos que também são realizados nas cidades interioranas. “É o reconhecimento de que mesmo fora das grandes cidades podemos nos destacar. É importante criar parcerias com grandes universidades, pesquisadores e atletas. Além de incentivar outros profissionais a participar e concorrer dos diversos editais ao longo do ano”.

Prêmio

Criado em 2011, o Prêmio Orgulho Paranaense tem entre seus objetivos premiar os destaques do esporte paranaense durante o ano. Esta é a terceira edição e é organizado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET).

A grande novidade para a terceira edição é a inclusão de duas novas categorias. O prêmio “Federação Esportiva”, que vai reconhecer o projeto ou ação promovida por alguma federação paranaense, e a categoria “Produção Científica”, conquistado pelo professor Lucinar.