Cursos da Unioeste recebem conceito 5 da Capes

Os cursos de mestrado e doutorado em Agronomia, Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), alcançaram o conceito cinco na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A avaliação dos cursos é realizada a cada três anos e são destacadas a infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual. A escala da Capes vai de um a cinco. Para subir para o conceito seis ou sete o curso deve ter reconhecimento internacional.

O curso de doutorado em Agronomia, do Campus de Marechal Cândido Rondon, iniciou-se em 2009, e sua coordenadora, professora Dr.ª Maria do Carmo Lana, diz que a consolidação da nota foi o resultado de todo o empenho e dedicação dos professores e alunos. Já o coordenador do curso de Agronomia, Wilson Zonin, diz que o curso em si se beneficia muito, “pois percebemos que o corpo docente é qualificado e muito produtivo”, declarou.

Zonin ainda enfatiza que o curso de Agronomia, que deu origem a este programa, representou o conhecimento que os alunos podem adquirir hoje. “É de grande importância para toda a região Oeste do Paraná, não apenas para a Unioeste”, finaliza o coordenador.

No Campus de Toledo, o curso de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, é coordenado pelo professor Dr. Pery Francisco Assis Shikida. As linhas de pesquisa do doutorado são as cadeias produtivas, a sociedade e desenvolvimento regional e a economia regional. “Agora o curso é reconhecido nacionalmente, pois esta nota consolida o programa de pós-graduação numa perspectiva de notoriedade nacional”.

Quanto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pegeagri) a coordenação comenta que dentre os critérios da avaliação, que é realizada a cada três anos, destacam-se infraestrutura, a proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual, nos quais o Programa recebeu avaliação máxima.

O Programa tem como metas e desafios incentivar a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre a Unioeste e as instituições públicas e privadas nacionais e internacionais, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, o intercâmbio em assuntos educacionais, científicos e tecnológicos. O investimento na formação de recursos humanos qualificados é uma forma sustentável de promover o desenvolvimento nas áreas estratégicas do País. “A coordenação do Pgeagri parabeniza a todos que contribuíram para esta conquista”.