Ingresso através do Vestibular e SiSU 2014 foi um sucesso: 97% das vagas ocupadas

Apenas 2% de vagas ociosas. Próximo passo é implantação dos projetos de Assistência Estudantil. Edital do PNAEST já foi publicado graças à reivindicação da Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tornou-se a primeira Universidade Publica do Estado a aderir ao Sistema de Seleção Unificado (SISU) em 2014. A resolução proposta pelo Conselho Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Unioeste, foi aprovada em reunião extraordinária do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE). Após a aprovação a expectativa se voltou para o resultado, uma vez que a Universidade vinha amargando uma sobra de vagas consideráveis anualmente.

Nos últimos dias as atenções se voltaram para o resultado desta ação, onde os primeiros levantamentos apontam para uma ocupação de 97% de todas as vagas disponibilizadas nos cinco Campi da Instituição. Ou seja, no ano passado sobraram aproximadamente 300 vagas, mas neste ano foram apenas 70 vagas ociosas. “A mudança foi um momento histórico para a instituição que passou definitivamente a democratizar o acesso ao ensino superior através do SISU, que privilegia os estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino”, afirma a Pró Reitora de Graduação, professora Liliam Faria Porto Borges, reconhecendo que há ajustes a serem feitos, sobretudo com relação à demora das chamadas.

Para o Reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, a adesão parcial ao SISU vem permitindo um estudo mais aprofundado do impacto que esta ação está provocando na Unioeste, possibilitando ajustes a partir desta experiência bem sucedida, uma vez que o Vestibular é discutido pela comunidade acadêmica anualmente. “Além disso, vamos poder experimentar os projetos de assistência estudantil proposto pelo MEC”, lembra ele.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Se o primeiro passo era a reestruturação no processo de seleção dos alunos, o segundo é a implantação dos projetos de assistência estudantil, financiadas com os recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais, o famoso PNAEST.

E para surpresa nacional, o edital foi antecipado para o primeiro semestre desde ano, a partir de reivindicações do Reitor, da Pró Reitora de Graduação da Unioeste com apoio da Abruem, junto ao Ministério de Educação (MEC). Após vários debates e cobranças, o edital foi publicado na última semana.

Este documento torna público o prazo para a apresentação do plano de trabalho para o Programa de Assistência Estudantil pelas instituições que participaram do SiSU em 2014 e que atendem aos requisitos. A proposta deverá ser apresentada por meio do Portal de Convênios - SICONV, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em conformidade com as exigências legais e operacionais do referido sistema.

Com este recurso, algo em torno de 2 milhões/ano, será possível implantar efetivamente programas de auxilio alimentação, moradia, transporte, saúde e apoio pedagógico para todos os acadêmicos da Instituição. “É uma avanço e um mecanismo importante no auxilio ao combate a evasão, que nos preocupa, e que é sem duvida nosso próximo desafio”, ressalta a professora Liliam.

NOVO MODELO

O último vestibular da Unioeste foi dividido em dois formatos sendo 50% das vagas selecionadas pelo SISU e 50% das vagas selecionadas pelo vestibular tradicional, que também sofreu alterações como: provas realizadas em uma única fase dividida em duas tardes consecutivas, além do processo ter sido classificatório, e não mais eliminatório como nos anos anteriores.