Coordenador de esportes faz contatos positivos em congresso

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) esteve representada pelo professor Luís Sérgio Peres, coordenador de Esportes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) no 2º Congresso de Gestores Públicos do Esporte e Turismo do Paraná, realizado com o objetivo de debater a situação esportiva e turística em suas cidades e trocar experiências em gestão e perspectivas para o esporte e turismo no Estado e no País.

O evento, realizado em Foz do Iguaçu, no final de março, e que contou com a presença do governador Beto Richa, secretários, deputados, entre outras autoridades, teve a participação do representante do Paraná junto ao Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, que falou sobre a “Preparação Brasileira para a Copa 2014”, mostrando dados sobre os estádios que sediarão os jogos, obras de entorno e infraestrutura. Na ocasião, o coordenador de Esportes da Unioeste, Luís Peres, apresentou a Gomyde o Projeto Academia da Terceira Idade que será instalada no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) e Campus de Cascavel.

Peres destaca a importância do evento, visto que realizou também contatos com o secretário de Esportes e Turismo, Evandro Rogério Roman e recebeu parecer favorável ao encaminhamento de projeto para aquisição de material esportivo para desenvolver atividades esportivas nos Campi da Unioeste. Também durante o congresso, ele manteve contato com o coordenador da empresa Parati, o qual acenou com a possibilidade de patrocinar uniformes esportivos para a Unioeste.

Mais palestras

O Congresso de Gestores Públicos do Esporte e Turismo do Paraná teve a participação também de Luciano do Valle, que ministrou a palestra “Esporte na atualidade: questões sociais, investimentos e desenvolvimento”, enquanto o secretário Evandro Roman e sua equipe falaram sobre Politicas Públicas do Esporte, apresentaram projetos desenvolvidos pela Secretaria do Esporte e do Turismo e que envolvem todos os municípios da Paraná, como os Jogos Escolares, Paraná Saudável e DNA Olímpico.

O coordenador de Esportes Escolares do Paraná, Luciano Costenaro de Oliveira, mostrou o programa de formação esportiva “Atleta na Escola”, em que abordou a formação, nutrição e hábitos de saúde, visando desenvolver atividades para a descoberta de talentos esportivos no Paraná. Os investimentos do Estado na realização da Copa do Mundo, fiscalização de obras e investimentos que envolvem o esporte foram tema da palestra sobre “Esporte e Turismo: Questão de Educação”, ministrada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Nestor Baptista dos Santos.

Já o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Antônio Eduardo Branco, palestrou sobre a “Ética na intervenção do Profissional de Educação Física”, na qual expôs as atividades do Conselho e projetos visando melhorias nas academias e na aquisição de implementos para o desenvolvimento do esporte.

O representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Cristiano Barros Homem Del Rei, dissertou sobre “Mega Eventos Esportivos e seu impacto no Esporte de Rendimento”, exibiu as normatizações referentes às construções realizadas na cidade do Rio de Janeiro para as Olímpiadas de 2016, a infraestrutura e os procedimentos para participar como voluntário.