Unioeste promove Feira de Inovação e Tecnologia

Com o propósito de auxiliar empresas que desejam parcerias para pesquisa e inovação, será realizada a Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades (Inovatec-Cascavel 2014), nos dias 19 e 20 próximos, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e na Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec), em Cascavel.

A Inovatec é uma oportunidade para empresas que buscam inovar e fazer parte do esforço de pesquisa e desenvolvimento, em colaboração com instituições de ciência e tecnologia e provedores de serviços tecnológicos. Sendo assim, objetiva realizar contatos que possibilitem transformar o conhecimento destas instituições em novos produtos, processos e serviços.

O evento é organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec) e Sebrae.

Cultura da inovação

O coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste, Camilo Freddy Mendoza Morejon, explica que o evento pretende "consolidar a cultura da inovação como estratégia de desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná, devendo ocorrer por meio de uma efetiva interação entre universidades e indústria".

Ao reunir no mesmo espaço um grande número de importantes instituições provedoras de ciência e tecnologia e prestadores de serviços, o evento facilitará e reduzirá o custo do contato inicial com as empresas visitantes, acelerando o processo de transferência de conhecimento.

Segundo os organizadores do evento, as Universidades e centros de pesquisa apresentarão seu potencial de pesquisa e inovação e prospectarão, junto ao setor industrial e comercial, oportunidades de parcerias para o atendimento de demandas oriundas do mercado.

Programação

As atividades serão iniciadas às 19 horas do dia 19 (terça-feira), no auditório do Sebrae, com a palestra magna "Inovar é Preciso: do discurso à prática", proferida por Allan Costa, consultor, palestrante, empreendedor e colunista de empreendedorismo da rádio CBN.

Na sequência, será realizado o lançamento da plataforma do Parque Tecnológico Virtual (PTV), ferramenta importante para a integração das universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo e que vai proporcionar a integração dos ativos tecnológicos do Estado.

No dia 20 (quarta-feira), a partir das 8 horas, na Agrotec, estão programadas atividades no formato de debate que abordarão: agronegócio; veterinária; alimentos; leite e derivados; logística e tecnologia da informação; energia; meio ambiente e química; saúde e construção civil.

As inscrições são gratuitas, com direito a certificado e podem ser realizadas no site https://doity.com.br/inovateccascavel/informacoes.