PDE encerra atividades com Seminário

Amanhã (10) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), será realizado o Seminário de Encerramento do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) – Turma 2012. O evento será desenvolvido durante todo o dia no Auditório Arnaldo Busatto, no Campus de Cascavel da Instituição, com início previsto para as 8h30.

Neste Seminário, será oportunizada a reflexão sobre a importância da formação continuada como percursora de novas ações no espaço escolar, assim como a socialização de práticas implementares no âmbito da escola.

O evento contará  com a presença de coordenadores e chefes dos núcleos das regiões do Oeste e Sudoeste do Estado, como: Toledo, Assis Chateaubriand, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Dois Vizinhos. Além dos núcleos, devem comparecer os representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e os representantes PDE.

Este Programa proporciona aos professores da rede pública estadual de ensino do Paraná, o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, com o intuito de aprofundar e atualizar os seus conhecimentos possibilitando o redimensionamento de sua prática. O PDE é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

O Programa tem duração de dois anos. No primeiro, o professor mantém-se afastado de suas atividades em cem por cento da carga horária e, no segundo ano, em apenas 25 por cento. A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das universidades que presta atendimento ao maior número de professores, pois neste ano, são 721 professores participando do Programa na Instituição, 358 formandos e 363 que ingressaram.

Programação

No período da manhã, será realizada a abertura com pronunciamentos de um representante da SEED, vídeo institucional (SEED/SETI), apresentação cultural e palestra com o tema “A importância da formação continuada como precursora de novas ações no espaço escolar”, a ser ministrada pelo professor doutor João Luiz Gasparin, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Durante a tarde, a partir das 13h30, haverá apresentações culturais, exibição de um painel que trata dos “Relatos das Propostas de Implementação dos Projetos de Intervenção Pedagógica na Escola”, e também a apresentação de três trabalhos dos professores do PDE, do Núcleo Regional de Educação de Toledo e Foz do Iguaçu.