Exposição de trabalhos escolares colore o Huop

Quem entrar pela sala de visitas do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), hoje (06) e amanhã (07.12) vai se deparar com um cenário diferente. Cartazes coloridos, trabalhos em cartolina, releituras de obras de arte e artesanatos com materiais recicláveis estão expostos fazendo parte da 3° Mostra Pedagógica do Huop, desenvolvida pelos estudantes internados, sob a organização do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh),

As atividades foram realizadas pelos alunos/pacientes e professoras durante o período de internamento no hospital, quando ficam impossibilitados de frequentar a escola. A pedagoga do Sareh, Edneia Dias Martins, ressalta que o objetivo do programa “é dar continuidade ao processo de escolarização aos estudantes que, devido a problemas de saúde, necessitam ficar internados no hospital, e por esse motivo, acabam perdendo dias letivos”.

Segundo ela, praticamente todos os alunos hospitalizados participam das atividades escolares. “Temos três professoras que atendem, em média, 70 alunos todos os meses. Cada aluno recebe mais de um atendimento, que dura em média 50 minutos”.

Bem “legal”

Gabriel Vieira, de 11 anos de idade, internado na Ala Pediátrica, após uma cirurgia do apêndice, visitou a Mostra e ficou admirado com tantos trabalhos. “Achei bem legal eles [alunos hospitalizados] terem a oportunidade de expressar a arte e a linguagem. Eu gostei do planetário de isopor. Se ficar mais tempo no hospital, quero participar das aulas também”, disse ele.

O Sareh presta atendimento prioritário aos alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental – séries iniciais e Ensino Médio, além daqueles matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e alunos das séries iniciais que vai do 1° ao 5° ano.

Devido à demanda dos alunos hospitalizados, o número de professoras é inferior ao ideal. Edneia conta que para o próximo ano, está prevista novas contratações de profissionais. “Precisamos de mais professoras no hospital, para que nenhum aluno corra risco de ficar sem atendimento escolar, ou até mesmo, venha perder o ano letivo, por estar em tratamento de saúde”, conclui.

A 3° Mostra Pedagógica segue até às 17h30 e amanhã (07.12) no período da manhã. A visitação é gratuita.