Serviço Especializado é implantado na Unioeste

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), é um serviço de caráter permanente e deve ser implantado em todos os cinco Campi (Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão), Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). O projeto é vinculado aos Recursos Humanos de cada unidade.
O objetivo deste serviço é trabalhar com ações preventivas, ou seja, com a saúde dos servidores da Universidade. São cuidados e medidas de controle dos riscos ambientais, de acidentes de trabalho à doenças ocupacionais, enfim os cuidados que envolvem a vida psíquica e física do trabalhador. O atendimento emergencial e os encaminhamentos necessários, são vistas à melhoria na qualidade de vida e consequentemente no ambiente de trabalho.
Em agosto de 2012, pela portaria 4015 – GRE, foi instituído o grupo de trabalho para a implantação do Sesmt na Unioeste. Essa equipe, composta por representantes dos cinco campi da Instituição, professores e servidores técnicos, insinuou a importância de adotar ações que garantiam uma política permanente de saúde e segurança de forma humana e digna no trabalho. No ano 2013, criou-se a minuta regulamentadora deste serviço. No dia 26 de setembro, o Conselho Universitário (COU) aprovou a criação e implantação do Serviço.
A equipe destinada a atender o Sesmt é multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas da saúde, da educação, da segurança, entre outras. Deve ocupar-se das seguintes atividades: Avaliação de riscos ocupacionais; Atendimentos à saúde e segurança do trabalho; Desenvolvimento de projetos e programas de saúde e apoio nas questões de saúde e de segurança.
A Unioeste, conta atualmente com vários professores e funcionários afastados por motivos de doenças de fundo psíquicos. Segundo a professora Dra. Elisabeth Rossetto, coordenadora da área da Psicologia do Sesmt “a implantação desse trabalho é de fundamental importância para a Universidade, o que se faz necessário agora é investir de fato para que as condições humanas e financeiras para um serviço de qualidade e ao alcance de todos seja viabilizado”.