Edunioeste marca presença em Feira Internacional do Livro

A Editora da Universidade Estadual do Oeste Paraná (Unioeste), por meio de sua diretora, professora Aparecida Feola Sella, com apoio da Fundação Araucária, participou da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha. O evento ocorreu dos dias 9 a 13 de outubro e quando o Brasil foi o País homenageado.

Durante o evento foram expostos dez títulos publicados pela Edunioeste no estande compartilhado com outras editoras universitárias do Paraná. Os representantes das editoras atenderam aos visitantes, distribuíram material de divulgação para o público em geral, assistiram palestras e participaram da Conferência Internacional de Editoras Acadêmicas. Além disso, foi realizada uma visita às editoras alemãs.

A participação das editoras universitárias do Paraná foi fomentada pela Fundação Araucária, por meio do projeto submetido ao Programa de Fluxo Contínuo Para Apoio a Projetos Especiais - Presença das Editoras Universitárias do Paraná na Feira de Frankfurt 2013, coordenado pela professora Terezinha de Oliveira, da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), em que o Brasil foi convidado de honra. O Programa estimulou o processo de internacionalização dos Programas de Pós-graduação do Estado do Paraná mediante a difusão da produção científica veiculada pelas obras publicadas pelas Editoras.

Segundo a professora Aparecida, a participação proporcionou a interação de importante alcance, o entendimento e compreensão do mercado editorial mundial e das ações de editoras comerciais. “A participação representa acesso a espaços de aprendizado e também de visibilidade às publicações da nossa Editora”, comenta.

Ela conta também que houve troca de informações para contato, conforme se verificou nas visitas às editoras J.B Metzler e Editora Thieme em Begegnungen, de Stuttgart, o que propicia a divulgação das demais obras publicadas pela Edunioeste em contatos futuros. “Trata-se de um aprendizado afeto a marketing internacional e valorização das nossas publicações, com relação a qualidade, inovação, impacto social e tecnológico”, explica.

A professora também destaca a presença dos editores paranaenses, num único estande, pela visitação e receptividade gerando interações que serão alvo de discussão nas próximas reuniões do Conselho Editorial, com o objetivo de planejamento e articulação de propostas de publicação.

Com a aprovação do novo Regulamento, por meio da Resolução 084/2013 do Conselho Universitário (COU), e futura instalação da Livraria Virtual, a Edunioeste poderá engajar-se de forma mais efetiva com as propostas de parcerias, divulgação, compra e venda de direitos autorais nas próximas feiras.