Provas do Vestibular 2014 ocorrem no início de dezembro

Nos próximos dias 8 e 9 de dezembro, serão aplicadas as provas para a seleção dos candidatos ao Vestibular 2014, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As provas irão ocorrer no período da tarde em uma única fase.

Os portões serão abertos às 13h10 e fechados às 13h40 em ambos os dias. A prova será composta por onze disciplinas, tendo sete questões objetivas e de múltipla escolha, além da Redação. No primeiro dia, serão aplicadas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Química e Sociologia, totalizando 49 questões. No segundo, serão aplicadas às provas de Redação e as de Língua Estrangeira, Literatura, Matemática e Português, totalizando 28 questões.

O candidato deve apresentar o documento de Identidade para a realização da prova e o ensalamento pode ser verificado no link www.unioeste.br/vestibular.

Neste ano, a prova é classificatória, com exceção no caso de zeramento na Redação.  Ao invés de realizar uma prova de conhecimentos específicos, será aplicada uma pontuação diferenciada para as matérias da área de conhecimento do curso escolhido. Para essas matérias, cada questão valerá 36 pontos e para as demais, cada questão valerá 14 pontos.

Os gabaritos provisórios estarão disponíveis a partir das 18 horas de cada dia de prova e a divulgação do resultado está prevista para o dia 20 de dezembro.

Inscrições

Foram 12.759 inscritos para o Vestibular 2014 e a Universidade está oferecendo 2.368 vagas divididas em 34 cursos, para 50% das vagas destinadas a seleção pelo vestibular tradicional.

Entre os inscritos está Felipe Alves Barboza, de 14 anos, candidato mais novo para a seleção, que ainda cursa o 9º ano do Ensino Fundamental. Ele conta que soube do Vestibular pelo jornal e resolveu se inscrever com o apoio dos pais. “ Vou prestar o vestibular como um desafio”, comenta ele lembrando ainda que se inscreveu para Medicina e que está estudando técnicas de redação.

Já o candidato com mais idade, inscrito para este concurso, é o aposentado Euclides Americo dos Santos, 68 anos, que concorre a uma vaga de Matemática no Campus de Foz de Iguaçu da Unioeste. Euclides disse que fazer um curso superior é a realização de um sonho principalmente depois que recomeçou a estudar aos 55 anos quando concluiu o ensino médio. “De toda a minha família serei o primeiro a fazer uma universidade. Estou me empenhando e até já fiz o Enem”, comentou ele que ainda trabalha com reciclagem para complementar a renda familiar.

SiSU

Os candidatos que, por acaso perderam o prazo de inscrição para o Vestibular e realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também têm chance de participar por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para o qual 50% das vagas  da  Universidade são destinadas e a seleção deve ocorrer no início do ano de 2014.

Concorrência

Os cursos mais concorridos no Campus de Cascavel são Medicina, com 102,65 candidatos por vaga, seguido por Engenharia Civil, com 44,70 e Odontologia com 26,60. Em Foz do Iguaçu, Direito é o curso mais concorrido, com 30,25 candidatos por vaga, na sequência por Engenharia Mecânica, com 16,40 e Engenharia Elétrica, com 12,80.

No Campus de Francisco Beltrão, Medicina têm 47,40 candidatos por vaga, Direito com 24,85 e Administração com 13,50. Em Marechal Cândido Rondon, o curso de Direito têm 27,25 candidato por vaga, depois Agronomia com 17,15 e Administração com 10,55. E no Campus de Toledo, o curso de Engenharia Química é o mais concorrido, com 15,20 candidatos por vaga, logo depois Ciências Econômicas com 6,30 e Ciências Sociais, com 4,40.

Informações

Mais informações podem ser obtidas pelo site e pelo Disque Vestibular 45 3220-4224.