Central de Notícias

Unioeste sedia Audiência Pública da Comissão da Verdade

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará, nos próximos dias 20 e 21, a “Audiência Pública da Comissão Estadual da Verdade”. O evento é organizado pela Comissão Estadual da Verdade; Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná; Unioeste; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Cascavel e Paraná; Centro de Defesa de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu; partidos políticos e movimentos sociais da região.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo central da Audiência Pública, é o de apurar graves violações aos direitos humanos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), em particular nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Ainda, segundo eles, a exemplo de audiências públicas realizadas em outras cidades brasileiras, tal atividade possibilitará um trabalho de apuração por meio de oitivas junto às pessoas que vivenciaram a época da ditadura e familiares daqueles que foram atingidos pela violência e repressão no período autoritário.

Segundo a professora da Unioeste, Carla Luciana Souza da Silva, a importância do evento vem do fato de fazer parte de um movimento nacional mais amplo de recuperação da memória da história recente do País. “Este ano, completam-se 50 anos do Golpe de 1964, e até hoje a população brasileira não sabe o que aconteceu. O intuito dessas audiências é fundamentalmente trazer para a sociedade brasileira informações e dados concretos sobre o que de fato foi a ditadura e como agia enquanto parte de uma lógica de terror de Estado”, enfatizou.

Alexandre Fiuza, também professor da Unioeste, ressalta a importância de abordar a questão na região Oeste e no Paraná. “O interesse em fazer a audiência também é o de conhecemos como aconteceu à repressão aqui na região. Era uma área de segurança nacional por causa da fronteira, e mesmo em Cascavel, as pessoas não imaginam que determinados espaços públicos foram locais de tortura”.

A Audiência Pública, já realizada em cidades como: Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba é direcionada à comunidade de Cascavel, região e de todo o Estado do Paraná.

 

Comissão Estadual da Verdade do Estado do Paraná

A Comissão Estadual da Verdade do Estado do Paraná foi criada pela Lei 17362-27 de Novembro de 2012. Ela se insere no contexto da Comissão Nacional da Verdade, que tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas nos chamados “Anos de Chumbo”.

Contudo, a Audiência Pública, é uma forma de dar voz a quem precisa falar o que aconteceu, e ao mesmo tempo, dar oportunidade aos demais de ouvir, conhecer e se informar sobre esta parte da história brasileira.

 

Programação

20 de março – quinta-feira

Na manhã de quinta-feira, das 9 às 12 horas, será realizada a abertura e apresentação da pauta da Audiência e depoimentos das vítimas da repressão à Operação Três Passos.

No período da tarde, das 14 às 18 horas, serão realizados os depoimentos das vítimas da repressão ao movimento do Grupo dos Onze.

21 de março – sexta-feira

No período da manhã, das 9 às 12 horas, haverá depoimentos sobre a violação contra os indígenas e os impactos da construção da Hidrelétrica de Itaipu. À tarde, das 14 às 18 horas, as vítimas da repressão aos movimentos de resistência armada contra o regime farão seus depoimentos e será realizada a Plenária Final do Comitê Memória, Verdade e Justiça do Oeste do Paraná.

 

Programação Cultural

A programação cultural começou ontem (16) com um Ato Ecumênico em homenagem aos mortos e desaparecidos, na Igreja Anglicana, Bairro Brasília.

Hoje (17), das 9 às 14 horas, haverá exibição de filme e discussão acerca do tema, no Centro da Juventude, no bairro Julieta Bueno.

Na terça-feira (18), serão realizados atos de protesto nos Colégios Estaduais Costa e Silva e Castelo Branco, que levam nomes de presidentes do regime ditatorial.

Na quarta-feira (19), às 19 horas, será realizada a Marcha das Mulheres em frente à Igreja Matriz.

No domingo (23), às 18 horas, será realizado o Festival Ditadura Nunca Mais, no Café com Prosa.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.