Ciência Sem Fronteiras abre editais para graduação no exterior

Estão abertas até o dia 30 de setembro inscrições para os interessados em realizar graduação-sanduíche no exterior por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras do qual a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa, inclusive com a possibilidade de realização gratuita do teste de proficiência.

Podem se inscrever alunos dos cursos das áreas prioritárias do Programa (exatas, biológicas, saúde e engenharias). Na Unioeste, não existe edital interno de seleção, ou seja, o aluno se inscreve diretamente no site (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/), ir à aba “Inscrições e resultados”, e assim escolher a chamada do edital desejado.

Para fazer o exame de proficiência gratuito, o TOEFL ITP, que será aplicado na cidade de Cascavel pelo Programa de Ensino de Línguas (PEL), por meio do Programa Inglês sem Fronteiras é necessário se inscrever em outro site (http://isf.mec.gov.br/), e selecionar um dos editais disponíveis. Mas, apenas oito dos 21 editais aceitam a prova, que são: Polônia, Estados Unidos, Bélgica, Suécia, Noruega, China, Hungria e Japão.

Para os outros países, a proficiência exigida é determinada conforme edital. Os países restantes são Alemanha, França, Itália, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda e Áustria.

Para visualizar a tabela de proficiênica linguística clique aqui.

Conheça o Programa

O Programa Ciência Sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio de intercâmbio e da mobilidade internacional.

A iniciativa partiu dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), por meio das instituições de fomento – CNPq e Capes – e também de secretarias de Ensino Superior e Ensino Tecnológico do MEC.

Busca ainda atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Requisitos

Para se inscrever o candidato deve ter nacionalidade brasileira e estar regularmente matriculado em um dos cursos das áreas prioritárias do Programa (exatas, biológicas, saúde e engenharias) da Universidade; também ter integralizado pelo menos 20% do currículo do curso e no máximo 90%, ter realizado o teste Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tirado nota superior a 600 pontos, no período de 2009 a 2013, mas apenas oito editais aceitam esta nota do Enem.

Também não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações sobre os pré-requisitos de proficiência o candidato deve acessar junto aos editais no site do Programa Ciência sem Fronteiras.

Caberá ao Programa Ciência sem Fronteiras julgar os candidatos com inscrições homologadas e divulgar a relação dos candidatos aprovados, bem como escolher a instituição de ensino de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e dentro da oferta de vagas estabelecidas pelas instituições estrangeiras destes editais.

As exigências podem variar de edital para edital. Qualquer dúvida pode ser esclarecida no setor de Assessoria de Relações Internacionais (ARI), localizado no prédio da Reitoria, em Cascavel, pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (45) 3220-5682.