Unioeste obtém aprovação de projeto de apoio à infraestrutura de Pesquisa no Finep

O projeto institucional Apoio a infraestrutura de Pesquisa e da Pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi contemplado com R$ 2.995.106,00, na chamada pública 02/2013 CT-Infra da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que visa fornecer infraestrutura para universidades estaduais. O mesmo valor será repassado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), como contrapartida.

A proposta encaminhada tem como objetivos principais atender as demandas de infraestrutura para pesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu, de acordo com o planejamento institucional da Unioeste.

Busca ainda intensificar a qualificação das áreas priorizadas em busca de excelência para o desenvolvimento da pesquisa, produção e a difusão do conhecimento científico e tecnológico, o que contribui para consolidar a Unioeste como uma Instituição de referência em pesquisa nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Outra finalidade é a implantação de novos laboratórios multiusuários para dar suporte às pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação e aos grupos de pesquisas emergentes, com vistas à criação de novos programas de pós-graduação.

O projeto encaminhado ao Finep é constituído de três subprojetos: "Infraestrutura multiusuária de pesquisa para os programas de pós-graduação da área de ciências da vida", coordenado pela professora Norma Catarina Bueno, "Implantação e modernização da estrutura física para pesquisa dos programas de pós-graduação das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas", coordenado pelo professor Remi Schorn e "Aprimoramento da infraestrutura de Pesquisa e Laboratórios de Sustentabilidade Ambiental e Energética", coordenado pelo professor Reinaldo Aparecido Bariccatti. Todos eles foram aprovados.

Na busca do conhecimento

De acordo com o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unioeste, Edson Antonio da Silva, "a aprovação deste projeto é fruto da dedicação e competência de toda a equipe que participou da elaboração da proposta, a qual contou também com a colaboração de vários docentes de todos os programas de pós-graduação da Unioeste".

O professor Reinaldo Bariccatti, explica que o projeto resulta de uma associação dos mestrados Bioenergia do Campus de Toledo, Energia na Agricultura do Campus de Cascavel e Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos do Campus de Foz do Iguaçu. “O projeto tem como objetivo melhorar a estrutura de pesquisa nas áreas de energia, bioenergia e ciências ambientais e com isto promover a busca de novas fontes energéticas e a preservação de meio ambiente", observa ele.

Os programas de pós-graduação têm como meta o desenvolvimento de pesquisa inter e multidisciplinar que afetam diretamente as questões regionais e que também contribuem com a pesquisa e ampliação do conhecimento em nível nacional e internacional.

Para tanto, explica o diretor Edson Silva, "é necessária à aquisição de equipamentos multiusuário, a criação e adequação dos laboratórios e do espaço físico destinado à pesquisa, além da ampliação do acervo bibliográfico, elementos que propiciam o desenvolvimento da ciência e tecnologia".