Governador inaugura obras no Campus de Francisco Beltrão

Um prédio que irá abrigar salas de aula e a reforma do auditório do Campus de Francisco Beltrão, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foram inaugurados ontem (25.11), com a presença do governador Beto Richa, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), João Carlos Gomes, o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff e o diretor em exercício do Campus, Gilmar Ribeiro de Mello. Na oportunidade, também foi assinado o decreto de criação do Parque Tecnológico Virtual de Francisco Beltrão.

O novo bloco, composto de salas de aula e administrativas, será utilizado a partir de 2014 pelos cursos de graduação de Administração, Ciências Econômicas e Medicina, além de coordenações da graduação e mestrados. Os recursos investidos somam R$ 1.920.801,22, originários dos Governos estadual e federal, da Universidade, da Caixa Econômica Federal e de emenda parlamentar.

Já o auditório, que passou por reformas, recebeu o nome de Carlos Maes, homenagem póstuma ao professor e ex-diretor da Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (Facibel), falecido no dia 22 de novembro de 2010 e que trabalhou por 25 anos na Facibel. Tanto o novo bloco quanto a reforma do auditório, tiveram recursos de emenda parlamentar do deputado federal Assis do Couto e do deputado estadual Ademar Luiz Traiano.

Na ocasião, também foram entregues ao Campus dois veículos, uma Van Ford Transit adquirida com recursos repassados pela Seti e um Citroen C4 Louge comprado com recursos do próprio Campus.

Durante a cerimônia foi apresentado vídeo com a maquete eletrônica do projeto de ampliação do Campus, incluindo o Restaurante Universitário, que será construído em frente ao novo bloco. Houve também apresentação da orquestra e coro Sonata de Francisco Beltrão, que existe há dois anos e fez sua primeira apresentação oficial com 70 componentes, entre primeiros e segundos violinos, violas, violoncelos, contra baixo sinfônico e sopros. Os 25 cantores, divididos em quatro naipes (sopranos, mezzos, tenores e baixos), foram regidos por Etcehverry Santi Rebelatto e a auxiliar Dotsy Myrna Santi Rebelatto.

Conquistas para a região

O governador Beto Richa destacou o entrosamento das lideranças do município que possibilitou o atendimento as demandas e que há grande investimento do Governo em Francisco Beltrão. Ele afirmou que de vários pedidos de criação de cursos de Medicina no Paraná, “só este foi aprovado devido à necessidade de promover o desenvolvimento econômico e social da região”, disse ao acrescentar que "o Paraná faz o maior investimento em ensino superior do Brasil, além de investir no ensino médio”.

"Visitei as obras do curso de medicina, o Hospital Regional (HR), os alunos e o Campus e saio daqui muito satisfeito. O HR num futuro próximo se transformará em hospital universitário", afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, que também enfatizou o investimento do Governo estadual na educação.

O reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, afirmou que "quando a sociedade se integra e luta pelo seu desenvolvimento em parceria com a Universidade, essas ações conjuntas levam a grandes conquistas". Ele enfatizou que a criação do Parque Tecnológico Virtual de Francisco Beltrão, vai trazer muitos benefícios à região e a cidade.

"Atualmente o Campus possui oito cursos de graduação e três de mestrado. Com a reforma deste auditório, vai atender não só a Unioeste, mas também a comunidade externa. O ensino superior é investimento e não um custo para o Estado", salientou na ocasião Gilmar Ribeiro de Mello, diretor em exercício do Campus.

Assis do Couto, deputado federal, observou que sempre foi uma reivindicação da Unioeste a reforma do auditório. “Contribuímos com emendas e agora temos um dos principais auditórios da cidade reformado". Já o deputado estadual Ademar Luiz Traiano, evidenciou que a "criação do curso de Medicina em Francisco Beltrão é algo histórico. O processo de mudança com a vinda do curso é uma revolução".

A esposa de Carlos Maes, Delci Maes ressaltou a "alegria e emoção" sentidas ao participar do evento que homenageia seu marido. "Em nome da família agradeço o reconhecimento. Foi aqui que ele se dedicou como educador e hoje, com certeza, está feliz", sublinhou Delci.

Também estiveram presentes ao evento, o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, os deputados estaduais Caito Quintana e Rose Litro, o diretor do Campus de Francisco Beltrão, Haroldo Augusto Moreira e o diretor do Campus de Toledo, José Dilson de Oliveira.