Geraldi abre Seminário de Literatura, História e Memória

O 11º Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) começa amanhã e termina no dia 29.

Amanhã à noite, às 19h30, o professor, pesquisador e escritor João Wanderley Geraldi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizará a abertura oficial do evento, discorrendo sobre o tema “Confluências entre Literatura e Linguística: encontro com outros campos e outros saberes”.

Formado em Letras e em Ciências Jurídicas e Sociais, mestre e doutor em Linguística, Geraldi é professor colaborador visitante da Universidade do Porto (Portugal) e de universidades brasileiras a convite. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, estudos bakhtinianos e ensino de língua portuguesa.

Geraldi faz circular suas ideias e pesquisas no País e no exterior por meio de suas obras, livros e artigos, assim como por meio de palestras, cursos, bancas de defesa de dissertações e teses. Suas concepções e seus discursos dão sustentação para muitas pesquisas científicas e alguns de seus livros conhecidos são: “Linguagem e ensino - exercício de militância e divulgação”, “Portos de passagem” e “O texto na sala de aula”, o qual foi organizador e que é divulgado e utilizado por professores e estudantes há mais de 25 anos. Publicou também, com Rodolfo Ilari, a obra “Semântica” e com Beatriz Citelli “Aprender e ensinar com textos de alunos”.

O evento ocorrerá manhã, tarde e noite. Nos períodos da manhã e da noite será realizado no Anfiteatro Arnaldo Busato/ Unioeste, Campus Cascavel, e nas tardes, quando serão realizados os simpósios, no1º piso do prédio de Letras, nas salas de aula. Mais informações sobre o evento no site: <www.seminariolhm.com.br>.

Quarta-feira, dia 27

8h às 8h30 - Credenciamento e entrega de materiais

8h45 às 10h30 - Mesa redonda “Sujeitos, Fronteiras e Identidades na América Latina”, com os professores doutores Carmen Santander (Universidad Nacional de Misiones - Argentina), Paulo Sérgio Nolasco dos Santos (UFGD) e Rita Felix Fortes (Unioeste).

10h30 às 10h45 - Intervalo

10h45 às 12h30 - Mesa redonda “Literatura, História e Memória”, com os professores doutores Aleilton Fonseca (escritor - Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS) e María Rosa Lojo (escritora - Universidad de Buenos Aires, UBA - Argentina) e com a professora Susy Delgado (escritora - Universidade Nacional de Assunção - UnA - Paraguai), no Anfiteatro Arnaldo Busato/ Unioeste, Campus Cascavel.

14h às 17h30 - Simpósios, no 1º piso do prédio de Letras, nas salas de aula.

18h - Atividades Culturais - Exposição de Artes Plásticas e Painéis de Poemas.

Noite

19h15 - Abertura oficial, no Anfiteatro Arnaldo Busato/ Unioeste, Campus Cascavel.

19h30 - Conferência com João Wanderley Geraldi (Universidade Estadual de Campinas - IEL - Unicamp), com o tema “Confluências entre Literatura e Linguística: encontro com outros campos e outros saberes”.

Quinta-feira, dia 28

Manhã

8h30 às 10h15 - Mesa redonda “Literaturas Latino-Americanas e Estudos Pós-Coloniais”, com as professoras doutoras Carmen Luna Sellés (Universidade de Vigo - UV - Espanha) e Ximena Antonia Díaz Merino (Unioeste) e com o professor José Angel Cuevas Estivil (escritor - Chile).

10h15 às 10h30 - Intervalo

10h30 às 12h30 - Mesa redonda “Letramento Literário nas Perspectivas Contemporâneas”, com as professoras doutoras Gloria Kirinus (escritora - Peru/Brasil) e Clarice Lottermann (Unioeste) e com a professora Irina Ráfols (escritora - Universidade Nacional de Assunção - UnA - Paraguai/Uruguai).

14h às 17h30 - Simpósios.

18h - Atividades Culturais e exposição de Artes Plásticas e Painéis de Poemas.

Noite

19h15 - Sessão “Diálogos entre Leitores e Escritores” com os escritores Gloria Kirinus (Peru/Brasil), Irina Ráfols (Paraguai/Uruguai), Susy Delgado (Paraguai) e María Rosa Lojo (Argentina).

Sexta-feira, dia 29

Manhã

8h30 às 10h15 - Mesa redonda “Identidades e Culturas Híbridas nas Literaturas Latino-Americanas”, com os professores doutores Zilá Bernd (UFRGS - Unilassale), Paulo Astor Soethe (UFPR) e Lilibeth Zambrano (Universidad de Los Andes - UA - Merida - Venezuela).

10h15 às 10h30 - Intervalo

10h30 às 12h30 - Mesa redonda “Literatura e Formação Humana: Confluências Multidisciplinares”, com os professores doutores Claudinei Aparecido de Freitas da Silva (Filosofia - Unioeste), Valdemir Miotello (Universidade Federal de São Carlos) e José Kuiava (Unioeste).

14h às 17h30 - Simpósios.

18h - Atividades Culturais e exposição de Artes Plásticas e Painéis de Poemas.

Noite

19h15 - Sessão “Diálogos entre Leitores e Escritores” com os escritores Adélia Maria Woellner (Brasil), José Angel Cuevas Estivil (Chile), Aleilton Fonseca (Brasil) e Paulo Bungart Neto (Brasil).