Unioeste recebe primeiro depósito de royalties

O coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Dr.º Camilo Freddy Mendoza Morejon, informa no último dia seis, foi concretizado, nos moldes da Lei de Inovação, o primeiro depósito de Royalties inerente ao contrato 003/2012 de Transferência/Fornecimento de Tecnologia celebrado entre a Universidade e a Empresa Vet Science Nutraceuticos Ltda, de Maringá.

O produto tecnológico inserido no mercado sob o nome de Poultry SEC foi resultado do projeto inovador denominado “Controle do cascudinho dos aviários (Alphitobius diaperinus) por meio do uso de terra de diatomáceas”, coordenado pelo professor Dr.º Luis Francisco Angeli Alves, do Laboratório de Biotecnologia Agrícola do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unioeste/Campus de Cascavel.

Segundo o professor Luis Alves, o produto comercializado trata de uma inovação no mercado, tradicionalmente marcado pelo uso intensivo de inseticidas para o controle do inseto nos aviários. Desta forma, o mercado disporá de uma alternativa eficaz que deverá ser inserida no manejo dos aviários de frango de corte, com a vantagem de ser um produto seguro, ao contrário dos inseticidas químicos, pois não oferece riscos à saúde dos produtos, das aves e do consumidor final.

Além disso, explicou Luis, o produto age fisicamente, desgastando o esqueleto externo do inseto, o que provoca excessiva perda de água e consequentemente a morte do mesmo. Desta forma, não há possibilidade de haver populações resistentes ao produto. Ressalta-se ainda que o produto tem a capacidade de absorver a umidade da cama de aviário, contribuindo para mantê-la seca o que contribui para a não sobrevivência e o não desenvolvimento de microrganismos patogênicos às aves e ao ser humano, como as enterobactérias, principalmente a Salmonella spp.

O projeto foi desenvolvido durante seis anos (2006-2012) por uma equipe formada, além do coordenador do projeto, também por alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, ambos da Unioeste. A parceria com a empresa representa a comprovação da qualidade técnica do trabalho desenvolvido, bem como da equipe que nele atuou, uma vez que a Vet Science Nutraceuticos Ltda vem se destacando pelo dinamismo e interesse na busca de inovações para a produção animal.

Segundo o professor Camilo Morejon consta na Cláusula Quarta do contrato 003/2012 de transferência/fornecimento de tecnologia que a empresa Vet Science Nutraceuticos Ltda deverá pagar a Unioeste, a título de Royalties, o valor correspondente a 1% do preço de comercialização do produto tecnológico (valor bruto). Esse pagamento deverá ocorrer a partir da primeira venda, vinculado às quitações dos boletos ou documentos financeiros conforme prazo concedido no ato da venda, e será efetuado mensalmente, até o último dia útil do mês seguinte, durante a vigência do contrato.

A distribuição dos Royalties, no âmbito da Unioeste, será realizado com base da Lei de Inovação a qual prevê a participação dos pesquisadores, o laboratório e a Universidade na proporção de um terço.

De acordo com Morejon, com este fato o NIT concretiza o retorno da Inovação na forma de Royalties para a Unioeste. “De modo geral a meta do NIT-Unioeste que é a consolidação da Inovação por meio da prospecção dos resultados da atividade intelectual com características inovadoras, da proteção intelectual, da transferência de tecnologia, do empreendedorismo por meio do incentivo para a criação de empresas juniores e incubadora de empresas está acontecendo de maneira satisfatória”, declara o professor.

Mais informações no site www.unioeste.br/nit.