Encontro de Iniciação Científica começa quarta-feira em Foz

A 22ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) começa nesta quarta-feira (06/11) e vai até o dia 8, no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), estão inscritos 3.357 trabalhos de todas as universidades públicas do Estado.

O evento objetiva promover o diálogo entre os pesquisadores e divulgar trabalhos científicos de estudantes bolsistas de iniciação científica. Seu perfil multidisciplinar proporciona a participação de diferentes áreas do conhecimento e desde a primeira edição cumpre o papel de promover a interação entre as universidades estaduais do Paraná, estabelecendo um ambiente propício à difusão e debate da ciência.

O evento "é uma exigência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Araucária como parte do processo de iniciação científica", explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio César Sampaio.

Os trabalhos apresentados oferecem um momento de reflexão acerca da Iniciação Científica (IC), sendo uma ocasião de apresentar, trocar e debater experiências e ideias, discutir as atividades de IC, compartilhar as dificuldades, confraternizar e fazer novas amizades.

A solenidade de abertura será dia 06.11, às 19h30, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, com palestra a ser proferida pelo professor Paulo Anselmo Ziani Suarez da Universidade de Brasília (UNB). Logo após, será realizada uma confraternização. Nos dias seguintes (07 e 08.11), a partir das 8 horas começam as apresentações orais no Campus universitário e seguem até às 17h05.

O EAIC é realizado anualmente em parceria entre a Unioeste, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Desde 2007 o CNPq passou a conceder bolsas a alunos de graduação por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) que contribui para a formação de recursos humanos na área tecnológica e auxilia no desenvolvimento científico e tecnológico do país, possibilitando a inovação.

Considerando o perfil diferenciado dos bolsistas Pibiti, tornou-se necessária a organização de um evento paralelo ao EAIC que contemplasse tais projetos. Foi idealizado, então, o Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI), cuja primeira edição ocorreu em Ponta Grossa, em 2011.