Atividades Aquáticas encerram ano com ótimos resultados

É com um resultado muito positivo que os acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, encerram, na próxima semana, as atividades aquáticas desenvolvidas neste ano, por meio do projeto de extensão Atividades Aquáticas para a Comunidade.

As atividades são gratuitas e compostas por aulas de Hidroginástica e Natação, as quais são orientadas pelo professor Gustavo André Borges. Segundo a acadêmica do 4º ano e professora de Hidroginástica, Daiana de Paula e Silva, os benefícios desses exercícios acontecem, principalmente, na melhora da coordenação motora, da flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, força e também no relacionamento afetivo entre os praticantes. “Além de melhorar a função cardiorrespiratória, força e relaxamento, o projeto propõe interação e socialização entre os participantes das atividades e aprendizagem de diferentes técnicas básicas de natação”, conta.

Ainda segundo Daiana, o projeto, que atende cerca de 200 pessoas distribuídas em 12 turmas, admite que a comunidade, independente da sua condição econômica, possa usufruir dos benefícios da prática das atividades aquáticas. “Criou-se um vínculo da Universidade com a comunidade e ofereceu a oportunidade para que, nós acadêmicos, aproveitássemos o espaço para desenvolver e aplicar diferentes aprendizagens vinculadas ao curso”, enfatiza a acadêmica.

No fim do ano letivo, os professores Daiana e Paulo Giovani Serpa, um dos professores de Natação, expõem os resultados obtidos pelos participantes. “Houve melhora durante o sono, maior vontade de praticar atividade física, menor estresse, melhora na autoestima, diminuição de sintomas da fadiga, como dores articulares e musculares, entre outros”, afirmam.

O projeto atende pessoas com faixa etária entre 15 e 60 anos. No ano que vem, novas turmas serão abertas e os interessados poderão se inscrever a partir do dia 10 de fevereiro de 2014, no Complexo Poli Esportivo do Campus de Marechal Cândido Rondon.