Implantação do RU em Toledo é discutida

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, recebeu nesta sexta-feira (13.12), no gabinete da Reitoria, o diretor do Campus de Toledo, José Dilson de Oliveira e Luiz Carlos Bazei, da Secretaria de Administração de Toledo, para discutir detalhes em relação à implantação do Restaurante Universitário (RU) naquela unidade.

A reunião serviu para acertar o convênio, ainda em fase inicial, para a implantação do RU no Campus de Toledo e contou com a experiência da equipe da cidade, que tem cinco restaurantes populares em funcionamento. De acordo com o reitor, “a ideia do RU não é somente oferecer alimento, mas também educação alimentar”.

Ele ressalta que “o convênio visa proporcionar maior integração, visto que o restaurante será compartilhado com a comunidade, o que possibilita melhorar a alimentação no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), para os pacientes e funcionários. A experiência que esta Secretaria tem em projetos na área nos auxilia na busca de recursos federais para a criação e manutenção dos restaurantes".

O diretor do Projeto Cozinha Social e Restaurante Popular da Secretaria de Administração de Toledo, Luiz Carlos Bazei, informa que o "projeto produz alimentação para todas as unidades do restaurante popular, para a merenda escolar além de 25 escolas e todos os panificáveis para os projetos sociais do município", informando ainda que também produzem suco de soja com sabor e leite de soja in natura que são distribuídos nos postos de saúde. “Temos uma unidade central de produção de alimentos que objetiva proporcionar alimentação saudável que vai trazer qualidade de vida e saúde preventiva", revela Luiz.

Ele destaca que o projeto recebeu, em novembro, o prêmio da Fundação Banco do Brasil, na categoria gestores públicos e tecnologia social, "justamente pelo horizonte de parcerias que o município abriu, inclusive com a Unioeste, Campus de Toledo".

"O município poderá trabalhar junto com a universidade nesta parceria, em que além dos estudantes, também a comunidade local poderá usufruir dos serviços", explica Luiz ao esclarecer que já recebeu a colaboração da Universidade, com a qualificação de colaboradores, por meio do projeto de extensão da professora Monica Lady Fiorese, da Engenharia Química.

Na ocasião, foi também discutido como oferecer uma alimentação adequada, de qualidade e educação alimentar, que proporcione novos hábitos, mais saudáveis. A nutricionista do Huop, Poliana Becker salienta que "a parceria vai beneficiar e focar na questão da segurança alimentar", que tem por propósito "oferecer uma alimentação de qualidade e em quantidade adequada. Pretende-se também melhorar as condições de saúde, trabalhando a educação nutricional, dos funcionários e da população, o que vai diminuir os índices de doença”.

Na reunião estavam presentes o vice-reitor, Carlos Alberto Piacenti, diretor geral do Huop, Allan Cezar Faria Araújo, o diretor do Campus de Cascavel, Alexandre Webber, o diretor administrativo do Huop, Edison Luiz Leismann, o coordenador administrativo do Huop, Rogerio Alcantara e o assessor técnico da direção geral Campus de Toledo, Luis Yanzer Portela.