Unioeste reúne cerca de 600 atletas no XXII Josuepar

Reunindo cerca de 600 atletas a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, está sediando desde a última quinta-feira (07), o XXII Jogos dos Servidores das Universidades do Paraná. (Josuepar). A cerimônia de abertura, realizada no ginásio de esportes da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), contou com apresentação de dança e a presença dos servidores e de autoridades estaduais e das instituições de ensino superior participantes.

Os jogos têm por objetivo promover a união entre os servidores de todas as instituições de ensino superior públicas do Paraná que durante os quatro dias participarão de competições que envolvem 21 modalidades. As universidades que estão nesta edição dos jogos são: Estadual de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP), Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) este ano que sedia o evento.

Na ocasião da abertura do evento o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, salientou que o Josuepar foi criado, em 1992, com a intenção de atrair o elo de amizade entre todas as universidades. “Me orgulho muito deste evento, pois somos em aproximadamente 15 mil funcionários entre as universidades do Estado e um dos meios de tentar nos reunir é por meio destes jogos. Valeu a pena por tudo que estamos trabalhando e nos esforçando” finaliza.

Para o coordenador da Rede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Seti/Esporte, Francisco Paulo Trautwein, a qualidade de vida dos servidores. “Com os jogos há o estímulo para o movimento do corpo, sendo esse também um dos motivos do Josuepar”, disse.

Já reitor da Unioeste, Paulo Sergio Wolff, enfatizou que “a realidade hoje é maior que o sonho, conseguimos reunir seis das sete universidades, no próximo ano, esperamos estar com o time paranaense completo”. Ele lembrou ainda que a primeira edição do Josuepar ocorreu no Campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste, seguido por Toledo e agora, pela primeira vez, em Cascavel. A cada ano é feito um rodízio entre as universidades para sediar o evento.

O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp), Aldo Nelson Bona, ainda na abertura dos jogos, disse que o objetivo da participação da Unicentro é de promover a interação e a confraternização entre os servidores. “A viagem é longa, mas reencontrar amigos e até fazer novos é ótimo”, declara o reitor.

Além da abertura do evento, algumas modalidades como: xadrez, vôlei, bocha, sinuca e futebol suíço já tiveram início na noite de quinta-feira. A programação completa e mais informações podem ser obtidas no site: http://www.unicentro.br/josuepar/documentos/REGULAMENTO_JOSUEPAR_2013_NA_UNIOESTE_5256dc0040bd9.pdf.