Oficinas são destaque no 2º Seminário de Práticas de Ensino

O 2º Seminário de Práticas de Ensino dos cursos de Licenciatura do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca): Arte e Ludicidade, iniciado nesta segunda-feira (04.11) e que segue até o próximo dia 6, no auditório Arnaldo Busatto, do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está oferecendo aos participantes 20 diferentes oficinas.

O evento conta com a participação de professores e alunos dos cursos de Letras, Pedagogia, Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura em Educação do Campo, do Ceca, e também de professores e equipes pedagógicas das escolas da Educação Básica e campos de estágio de Prática de Ensino da Unioeste.

O Seminário pretende desenvolver a reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos nas Práticas de Ensino, bem como socializar os projetos de pesquisas de ensino e de extensão. Já o tema Ludicidade foi escolhido, segundo a coordenadora do evento Marcia Ristow, pelo fato de Ludicidade significar a forma de desenvolver a criatividade. “Assim, relacionando a arte com a ludicidade tornaríamos as pessoas melhores, resgatando a alma do ser humano”, observa.

A programação do Seminário conta com diferentes oficinas oferecidas aos acadêmicos participantes. “Temos 10 oficinas a mais do que no último ano e a cada ano tentaremos trazer aos alunos mais diversidade, como também professores de outras universidades”, diz a diretora do Centro de Educação Comunicação e Artes, Elenita Conegero Pastor Manchope. Esta edição conta ainda com a presença de duas convidadas especiais, as professoras Janiclei Mendonça, de Maringá e Paola Gustina Baccin, do estado de São Paulo.

A socialização das atividades realizadas na prática de ensino, e a troca de experiências entre todos os cursos de licenciatura, são o incentivo para o próximo Seminário, que a cada ano é organizado por um curso diferente. “Este ano contamos com a participação de aproximadamente 500 participantes no Seminário, todos do Campus de Cascavel”, destaca Elenita Conegero.

A professora do curso de Pedagogia, Andréa Cristina Martelli, ministrará oficina sobre “Dilemas docentes: a sexualidade infantil em questão”. Com todas as vagas preenchidas, ela diz estar muito animada com o convite para participar do evento. “O objetivo principal é problematizar com os acadêmicos as ações pedagógicas diante das manifestações da sexualidade infantil na escola e na sala de aula”, explica ela, que desenvolve o projeto na rede municipal pública há aproximadamente seis anos.

Já a professora Rose Maria Belim Motter, representando o curso de Letras, que também ministrará uma das oficinas, com o tema “A arte e a Lucidade na elaboração de objetos digitais de ensino-aprendizagem”, se disse satisfeita por ter sido convidada e, apesar de alunos de outros cursos participarem de sua oficina, ela afirma que não haverá dificuldade para a compreensão. “Todos os alunos perceberão a mesma harmonia de Arte & Ludicidade”, garante.

Programação

Nesta terça-feira, dia 5, as atividades serão iniciadas às 8 horas, com apresentação musical dos acadêmicos do 3º ano de Pedagogia Matutino, seguindo com apresentação dos trabalhos de Prática de Ensino dos cursos de Pedagogia, Letras – Português/Inglês; Português/Espanhol; Português/Italiano e Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura do Campo, no saguão da Cantina. Às 11 horas haverá Sessão de Pôsteres, no Laboratório de Prática de Ensino do Ceca, na Sala 13.

Na parte da tarde haverá nova Sessão de Pôsteres, no mesmo local e, às 14 horas, iniciam as Oficinas Pedagógicas, nos blocos de sala de aulas e laboratórios de informática. Depois, às 19 horas, o cantor Cristian Javier Lopes, apresenta canções e às 19h30, no saguão da Cantina, Sessão de Pôsteres, além da apresentação dos Trabalhos de Prática de Ensino dos cursos de Pedagogia, Letras – Português/Inglês; Português/Espanhol; Português/Italiano e Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura do Campo.

Outras informações poderão ser obtidas no site: