Seminário de Práticas começa segunda-feira

O II Seminário de Práticas de Ensino: dos cursos de Licenciatura do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca): Arte e Lucidade, será realizado nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2013, no Auditório Arnaldo Busatto, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do  Campus de Cascavel.

O evento terá como participantes os professores e alunos dos cursos de graduação (Letras, Pedagogia, Pedagogia para Educadores do Campo e Licenciatura em Educação do Campo) do Ceca. Professores e equipes pedagógicas das escolas da Educação Básica, campos de estágio de Prática de Ensino da Unioeste também participarão. As atividades também acontecem no blocos de salas de aula

O objetivo do Seminário, segundo os organizadores, é tanto refletir sobre os trabalhos desenvolvidos nas Práticas de Ensino quanto socializar os projetos de pesquisas de ensino e de extensão. A intenção também é fortalecer a interlocução entre a formação inicial e a Educação Básica na dimensão da Prática de Ensino é a meta a ser atingida.

A professora Marcia Ristow, coordenadora do evento, revela que o tema “Arte e Ludicidade” corresponde a uma atividade inovadora na prática de ensino.  “Como o tema do evento, este ano, é Arte e Ludicidade, vamos romper com a tradição academicista, mas sem perder a cientificidade” contenta a professora.

Programação

Às 9 horas do dia 04 de novembro, será realizada a abertura oficial, no Auditório Arnaldo Busatto. Em seguida, às 9h30, Escataplaft: Intervenções Artísticas. Às 11 horas, roda de conversa, com debates sobre o papel das intervenções artísticas e culturais na constituição de novas propostas metodológicas para a educação.

Nos outros dois dias do Seminário, haverá a exibição de pôsteres e oficinas pedagógicas. A dinâmica do evento compreenderá a conferência de abertura, 20 diferentes oficinas pedagógicas e sessões coordenadas com apresentações de trabalhos científicos da Prática de Ensino e atividades culturais desenvolvidas no Estágio Supervisionado.