Letras promove Seminário de Literatura, História e Memória

Com a proposta de oferecer à comunidade acadêmica e às instituições de ensino do Paraná, do Brasil e do Exterior, envolvidas com as áreas de Letras, Linguística, Artes, História e Educação, espaços de reflexão sobre as relações entre Memória, Literatura e História no contexto Latino-Americano é que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, sediará o 11º Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e o 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, entre os dias 27 e 29.

O evento é uma promoção do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), Programa de Pós-Graduação em Letras e Colegiado de Licenciatura em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano da Unioeste e contemplará em sua programação conferências, mesas redondas, palestras, apresentações culturais, sessões previstas para o diálogo entre leitores e oito escritores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, periódicos acadêmicos, que realizam a interlocução entre Memória, Literatura e História. O Seminário contará também com 34 simpósios ligados ao tema central do evento “Confluências entre Literatura, Cultura e Outros Campos do Saber”.

As inscrições para ouvintes podem ser realizadas até o próximo dia 27 no site www.seminariolhm.com.br. O valor da inscrição para acadêmicos da Unioeste é de R$ 20,00, para professores da rede pública e professores do PDE é de R$ 25,00 e para demais pesquisadores e outros interessados o valor é de R$ 30,00.

Programação

O evento começa na quarta-feira (27), no auditório Arnaldo Busato, às 8h45, com a mesa redonda “Sujeitos, Fronteiras e Identidades na América Latina”, com os professores doutores Carmen Santander (Universidad Nacional de Misiones – Argentina), Paulo Sérgio Nolasco dos Santos (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD), Rita Felix Fortes (Unioeste), coordenada pela professora doutora Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza (Unioeste).

Na sequência, às 10h45, inicia mesa redonda “Literatura, História e Memória”, com os professores doutores Aleilton Fonseca (Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS), Susy Delgado (Universidade Nacional de Assunção – UnA – Paraguai), María Rosa Lojo (Universidad de Buenos Aires, UBA – Argentina), coordenada pelo professor doutor Francisco Fleck (Unioeste). No período da tarde, a partir das 14 horas, serão realizados simpósios, nas salas de aulas. À noite, a partir das 19h15, haverá abertura oficial do evento. Em seguida, às 19h30, o professor doutor João Wanderley Geraldi   (Universidade Estadual de Campinas – IEL – Unicamp), em conferência, abordará o tema Confluências entre Literatura e Linguística: Encontro com outros Campos e outros Saberes.

Na quinta-feira (28), a partir das 8h30, a mesa redonda abordará o tema Literaturas Latino-Americanas e Estudos Pós-Coloniais, com os professores doutores Carmen Luna Sellés  (Universidade de Vigo – UV – Espanha), José Angel Cuevas Estivil (escritor – Chile) e Ximena Antonia Díaz Merino (Unioeste), coordenado pelo professor doutor Acir Dias da Silva (Unioeste/FAP). Logo após, às 10h30, a mesa redonda abordará Letramento Literário nas Perspectivas Contemporâneas, com os professores doutores Gloria Kirinus (escritora – Peru/Brasil), Irina Ráfols (escritora – Universidade Nacional de Assunção – UnA – Paraguai/Uruguai) e Clarice Lottermann (Unioeste), coordenada pelo professor doutor Antonio Donizeti da Cruz (Unioeste).

Na tarde de quinta-feira, a partir das 14 horas, serão promovidos simpósios e à noite, a partir das 19h15, será realizada sessão Diálogos entre leitores e escritores com Gloria Kirinus (Peru/Brasil), Irina Ráfols (Paraguai/Uruguai), Susy Delgado (Paraguai) e María Rosa Lojo (Argentina). Os mediadores serão os professores Ximena Antonia Díaz Merino e Antonio Donizeti da Cruz.

O último dia do evento, na sexta-feira (29), a mesa redonda, às 8h30, abordará Identidade e Culturas Híbridas nas Literaturas Latino-Americanas, com os professores doutores Zilá Bernd (UFRGS – Unilassale), Paulo Astor Soethe (UFPR), Lilibeth Zambrano (Universidad de Los Andes – UA – Merida – Venezuela) e, como debatedora, a professora doutora Lourdes Kaminski Alves (Unioeste). Em seguida, a partir das 10h30, a mesa redonda “Literatura e Formação Humana: Confluências Multidisciplinares será apresentada pelos professores doutores Claudinei Aparecido de Freitas da Silva (Filosofia – Unioeste), Valdemir Miotello (Universidade Federal de São Carlos), José Kuiava  (Unioeste), com a debatedora professora doutora Regina Coeli Machado e Silva (Unioeste).

À tarde, a partir das 14 horas, serão realizadas sessões de simpósios. Para o encerramento do evento, na noite de sexta-feira (29), a partir das 19h15, será realizada a sessão Diálogos entre Leitores e Escritores convidados, sendo: Adélia Maria Woellner (Brasil), José Angel Cuevas Estivil (Chile), Aleilton Fonseca (Brasil) e Paulo Bungart Neto (Brasil), sendo os professores Lourdes Kaminski Alves e Acir Dias da Silva os mediadores.