Seminário Nacional de Literatura começa dia 27

A edição 2013 do XI Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e II Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, acontece entre os dias 27 e 29 de novembro, na Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel. O evento apresenta como reflexão a temática das confluências entre literatura, cultura e outros campos do saber.

A abertura oficial do evento ocorre às 19h15, no Anfiteatro Arnaldo Busatto e nos dois miniauditórios do Campus. Já as outras atividades, ocorrerão no salas de aula – 1º piso. Este Seminário é promovido pelo Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e pelo Colegiado do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês/Espanhol/Italiano. Ainda conta com a parceria da Academia Cascavelense de Letras (ACL) e da Associação dos Docentes Universitários de Cascavel (Aduc).

Neste ano, o evento é dedicado às comemorações dos dez anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de Concentração em Linguagem e Sociedade, 42 anos da Licenciatura Português/Inglês, dez anos de reconhecimento das novas Licenciaturas, Português/Espanhol e Português/Italiano e dez anos de criação do Seminário de Literatura, História e Memória, articulado ao Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.

Ao total, foram registradas 1.087 inscrições e 495 apresentações. Além das apresentações dos alunos haverá a participação especial de seis convidados internacionais, dez nacionais, quatro  de outros Campi da Unioeste, das áreas de Humanas e de docentes dos cursos de graduação e da pós-graduação em Letras da Unioeste, Campus de Cascavel.

O evento conta os seguintes subtemas: Confluências da Literatura História e Memória na América Latina; Literatura, Culturas e Religiões; Literatura e Classe Social Política; Literatura, Centro e Periferia; Literatura, Identidades e Fronteiras; Leituras da História pela Ficção: Romance Histórico, Metaficção Historiográfica, Romance de "Fundo" Histórico, História Romanceada; Lírica - História, Memória e Identidade; Drama - História, Memória e Identidade; Literatura, Cinema e Memória; Música, Pintura e outras artes; Processos de Formação Identitária e sua Relação Escritural; Historiografia e Crítica Literária; Literatura e Escritas do eu; Literatura e Mídia; Literatura e Gênero; Poéticas do Imaginário e Memória.

Mais informações no site www.seminariolhm.com.br ou por meio do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. O evento será transmitido ao vivo pelo site.