Unioeste promove curso de Libras aos servidores

“Superando os Limites da Comunicação”, o curso de Libras Básica no Serviço Público, uma das atividades do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tem como objetivo, segundo a chefe da Divisão de Seleção e Acompanhamento da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh), Laura Cristina Chaves Romero, que também é coordenadora do projeto, aprimorar e tornar mais eficaz a comunicação no setor, proporcionando maior interação e inclusão social.

O curso teve início no mês de setembro, tem duração de um ano. As aulas são realizadas toda sexta-feira no bloco do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) anexo ao prédio da Reitoria. Segundo a coordenadora, a ideia surgiu para atender necessidades do setor, que possui duas pessoas deficientes auditivas, e é extensivo aos demais servidores da área de atendimento da Reitoria.

As aulas são ministradas pelo professor Carlos Oya, aprovado pelo ProLibras, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Ministério da Educação (MEC). O ProLibras é o exame nacional que certifica a proficiência no uso e ensino de Libras e também a proficiência na tradução e interpretação de Libras-Português-Libras. Carlos fez também, curso de formação para Instrutor, pela Secretaria da Educação do Paraná. O professor é deficiente auditivo desde o nascimento, por conta de sua mãe ter contraído rubéola, durante a gravidez, mas ele só teve contato com a Língua de Libras aos 13 anos.

Participam do curso cerca de 35 pessoas, entre servidores e estagiários. O curso conta também com a ajuda de uma intérprete convidada, Verônica Rosemary de Oliveira.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a comunicação preferencial para Surdos. Têm sua Modalidade de Visual-Espacial e própria estrutura gramatical. Seus sinais são formados por meio de combinação de formas, movimentos, pontos de referência no espaço ou no corpo e expressão facial e corporal.