Parfor realiza formatura de formação pedagógica

Nesta segunda-feira na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, foi realizada a cerimônia de certificação da primeira turma do curso de Formação Pedagógica  pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Na celebração estavam presentes além dos 32 alunos formandos, alguns professores e a coordenadora do curso Isaura Monica Souza Zanardini, e o coordenador geral do Parfor, João Carlos da Silva.

O curso é destinado aos portadores de  diplomas de graduação (bacharelado), para a obtenção da licenciatura para docentes não licenciados que se encontram no exercício da profissão na rede pública da educação básica.

O Parfor é um Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em regime de colaboração com as Universidades Estaduais, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e Secretarias Municipais de Educação.

O objetivo do Programa é garantir que os professores efetivos e temporários (PSS) em exercício na rede pública estadual e municipal, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício na sala de aula.

O curso de 1ª Licenciatura em Pedagogia tem duração de quatro anos e é voltado para os professores efetivos da educação básica pública, que ainda não têm uma licenciatura. Os cursos de 2ª Licenciatura tem duração de um ano e meio, e são voltados aos professores em exercício na rede pública da educação básica, que estão atuando há pelo menos três anos, e que seja em área distinta da sua formação inicial.

Já o curso de Formação Pedagógica, também com duração de um ano e meio, é destinado para aqueles professores com bacharelado, inclusive nos cursos técnicos, mas que gostariam de fazer e necessitam da formação pedagógica complementar.

Em dados levantados até o ano 2012, em todo o País, o Parfor implantou 1.920 turmas com 54 mil professores da educação básica frequentando os cursos em turmas especiais, localizada em 397 municípios. Além dos professores efetivos, também poderão participar os professores temporários (PSS).

Como participar

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem: realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado. A inscrição é feita por meio do site http://freire.mec.gov.br, até o dia 13 de janeiro de 2014.

Em 2014, o Parfor estará ofertando uma nova turma de formação pedagógica nos Campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Beltrão, totalizando 355 vagas. As aulas estão previstas para iniciarem em julho de 2014, aos sábados no período da manhã e tarde.

Cursos  ofertados em 2014

Campus Cascavel

1° Licenciatura em Pedagogia, com 45 vagas, com aulas de segunda a sexta feira, noturno. 2° Llicenciatura em Matemática, com 30 vagas, com aulas nos finais de semana, sexta-feira à noite e nos sábado de manha e a tarde. Inicio das aulas: julho de 2014. Voltado aos professores de 5º. ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e Formação Pedagógica, com 40 vagas, com aulas aos sábados de manha e a tarde.

Campus Toledo

2ª. Licenciatura em Ciências Sociais, com 40 vagas, com aulas nos finais de semana, sexta-feira e aos sábados. Início das aulas, outubro de 2014.

Campus Foz Do Iguaçu

1° licenciatura em Pedagogia, com 40 vagas, com aulas de segunda a sexta feira, noturno. Início das aulas, julho de 2014.  2° licenciatura em Matemática, com 30 vagas, com aulas nos finais de semana, sexta-feira à noite e aos sábados de manhã e tarde; Formação Pedagógica, com 40 vagas, com aulas nos finais de semana, aos sábados, manhã e a tarde. Início das aulas, julho de 2014.

Campus Marechal Cândido Rondon

2° licenciatura em História, com 40 vagas, com aulas nos finais de semana, sexta-feira à noite e nos sábado de manhã e  tarde.

Campus Francisco Beltrão

2° licenciatura em Pedagogia do Campo, para educadores do campo, com 40 vagas, com aulas nos finais de semana, sexta-feira à noite e nos sábado de manhã e tarde; Formação Pedagógica, com 40 vagas, com aulas nos finais de semana, sexta-feira à noite e nos sábado de manhã e  tarde.

Mais informações no site www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor, com a coordenação do programa Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou pelo telefone: (45) 3220-3172, das 13h30 às 17h00.