Encontro Anual de Iniciação Científica é sucesso

A 22ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), que teve início dia 6 e se encerra hoje (08.11), no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), alcançou sucesso esperado, resultado do esforço de todas as pessoas que trabalharam e se evolveram no evento, cujo objetivo é oferecer um ambiente propício à difusão da ciência no Estado.

"Considerando apenas a organização do evento, recebemos nota 10 do Comitê do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E isto é fruto de esforço coletivo, de todos que se envolveram na organização. E também da colaboração e participação de todas as universidades públicas do Paraná", observou Silvio César Sampaio, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste. E acrescenta que "todas as Instituições de Ensino Superior tem que refinar o processo de avaliação e acompanhamento das propostas de iniciação científica".

O Comitê Externo do CNPq avalia o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), os projetos e o evento de maneira global. Fazem parte do comitê pesquisadores do CNPq de outros estados.

Carlos Henrique de Carvalho, professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, um dos membros do Comitê Externo do CNPq, participa do EAIC pela segunda vez e avalia que "em termos de organização o evento está muito bem estruturado, muita hospitalidade e simpatia por parte da comissão organizadora". Ele pondera que são muitos trabalhos a serem apresentados num espaço de tempo pequeno e lamenta não poder assistir outros tantos. Com isto, a avaliação vai considerar uma amostra muito pequena de trabalhos.

Intercâmbio

O acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Tales Roberto Galina, que apresentou o trabalho intitulado "Calagem e gessagem superficiais na produção de soja em plantio direto", disse que o EAIC oferece "a oportunidade de expor o trabalho, receber críticas e pontos positivos", e com isto, "agregar conhecimento".

A acadêmica Patricia Fernanda Derlan, do curso de Geografia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, apresentou o trabalho "Analisando o uso do solo e a cobertura florestal no Sudoeste do Paraná a partir de dados do IBGE", no qual faz uma análise sobre o uso do solo na região. Ela entende que a iniciação cientifica "possibilita conhecer a região", visto que em sua pesquisa coletou dados sobre a quantidade de florestas, áreas agricultáveis, lagoas, rios e áreas urbanizadas de 37 municípios.

Para Caroline Camila Batilani, do curso de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a participação em eventos propicia a interação entre diferentes pesquisas. "Aqui você conhece gente de diversas áreas e pesquisas diferentes, além de fazer amizade também há contribuições para o seu trabalho, sugestões e críticas". Ela apresentou o trabalho "Significado da palavra Parrhesia no Evangelho de João".

Avanços

Maria Lúcia Bonfleur, professora do curso de Ciências Biológicas da Unioeste, além de fazer parte da comissão organizadora orientou três estudantes e observa que "eles tem um crescimento cientifico muito grande, uma vez que há troca de conhecimento entre acadêmicos e professores de outras universidades do Estado". Orientando trabalhos desde 2000, ela garante que “as pesquisas melhoraram muito, os alunos ficam empolgados e para nós é um orgulho tê-los aqui no evento".

A professora Aurelinda Barreto Lopes, do curso de Turismo e Hotelaria da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, foi responsável pela área de credenciamento e hospedagem para o evento. “Sediar o evento está sendo um incentivo muito grande para os alunos, que percebem a importância de publicar um artigo cientifico". Para ela o evento demonstra a importância da iniciação e da pesquisa. O Campus de Foz do Iguaçu instituiu recesso acadêmico no período, assim, os estudantes puderam frequentar as sessões de apresentação oral.

Atividades diversificadas

Nos três dias do evento, além do espaço destinado aos alunos de iniciação científica para o debate e compartilhamento das experiências do trabalho desenvolvido e divulgação dos resultados de suas pesquisas, foram realizadas atividades importantes para a ciência e tecnologia do Paraná, como reuniões e debates dos grupos de trabalhos científicos envolvendo professores e alunos em áreas específicas do conhecimento.

Ainda durante o EAIC. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, reuniu-se com os reitores das sete universidades estaduais para discutir proposta de transferência de recursos de pesquisa do Paraná, via CPF do pesquisador. Também questões relacionadas às atividades da Fundação Araucária foram debatidas pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, em reunião com o presidente da Fundação, Paulo Brofman.