Simpósio aborda questões relacionadas aos Povos Indígenas

Os Povos Indígenas no Oeste do Paraná e no Brasil será o tema da quarta edição do Simpósio Paranaense de Ciências Sociais a ser realizado a partir desta segunda-feira (11.11) e até a quarta-feira (13.11), no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento é organizado pelo Colegiado do curso de Ciências Sociais.

De acordo com o coordenador do evento, professor Allan de Paula Oliveira, nesta edição, o simpósio terá suas conferências voltadas para a questão das demarcações de terras indígenas, assunto que tem gerado tensões sociais com alto potencial de violência e conflito em todo Brasil e, em especial, no Oeste do Paraná e no Mato Grosso do Sul. “Ao dedicar suas conferências a este tema, o Simpósio procura oferecer à comunidade acadêmica da Unioeste e à população da região de Toledo, um espaço de informação e reflexão sobre os processos políticos e sociais envolvidos nas demarcações de terras indígenas”, ressalta.

O objetivo do evento, segundo o coordenador, é divulgar as pesquisas realizadas nas áreas de Ciências Sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia), bem como promover o intercâmbio com outras áreas das Ciências Humanas. Além disso, o evento procura criar redes de pesquisa e debates envolvendo pesquisadores da Unioeste, de universidades estaduais, nacionais e internacionais. Haverá mesas redondas, conferências, fóruns de pesquisa, lançamento de livros.

As inscrições de trabalhos se encerram hoje (08.11) e podem ser feitas gratuitamente no site http://www.simposiosociais.com. Ouvintes podem se inscrever até segunda-feira (11.11) no local do evento. Mais informações no site do evento ou no colegiado de Ciências Sociais pelo telefone (45) 3379-7056.

Programação

Na próxima segunda-feira (11.11), às 9h30, o evento inicia com a mesa redonda "Narrativas de sofrimento e ‘quase-morte’: subjetividade e construção da pessoa”, com a participação dos professores doutores, Viviane Trindade Borges (Universidade do Estado de Santa Catarina) e Marcos Nestor Schein (Unioeste). A professora doutora Yonissa Wadi (Unioeste) será a mediadora. No período da noite, na Associação dos Docentes da Unioeste Campus de Toledo, às 19 horas, haverá lançamento de livros. Às 19h45, no miniauditório, será realizada a conferência “Demarcações, Laudos, Conflitos Fundiários: uma análise”, com o professor doutor Fábio Mura (Universidade Federal da Paraíba).

Na terça-feira (12.11), às 9h30, a mesa redonda abordará “Novos Atores Políticos na América Latina: desafios e impasses aos processos de democratização”, composta pelos professores doutores da Unioeste, Geraldo Magella Neres, Gustavo Biasoli Alves, Marco Antônio Arantes e Vânia Sandeleia Vaz da Silva, sendo a professora Jaqueline Aparecida Alves dos Santos, a mediadora. No período da noite, às 19h45, a conferência “Cotidiano de Lutas pelo Território e pela Educação Indígena” será ministrada por Paulina Martinez, professora do Tekoha Yhovy e membro do Conselho Continental das Nações Guarani (CCNGUA).

No último dia, quarta-feira (13.11), o tema da mesa redonda será “Ouvindo os seres invisíveis: política, música e esfera pública”, composta pelas professoras doutoras Maria Eugênia Dominguez (Universidade Federal de Santa Catarina) e Geni Rosa Duarte (Unioeste), mediada por Danilo George (mestrado – Unioeste). Para encerrar o evento, na noite de quarta-feira, às 19h45, Diogo Oliveira, da Funai, abordará o tema “A demarcação de TI’s: processos e embates políticos”.