Unioeste organiza 16º Congresso Brasileiro de Mandioca

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, organizará, em 2015, a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Mandioca. A decisão foi tomada após reuniões entre os professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus, Emerson Fey, Neumarcio Vilanova Costa e Vanda Pietrowski, e a Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) no 15º Congresso Brasileiro de Mandioca, realizado entre os dias 21 e 25 de outubro de 2013, em Salvador, Bahia.

O evento será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 09 e 13 de novembro de 2015. A organização ficará sob a responsabilidade do Campus de Marechal Cândido Rondon, tendo como comissão organizadora inicial a professora Vanda Pietrowski (Unioeste), presidente; Sigmar Herpich (Atimop), secretário; Emerson Fey (Unioeste), tesoureiro; Ivo Pierin Junior (Câmara Setorial Nacional) e  Neumarcio Vilanova Costa (Presidente Comissão Científica) em Relações Institucionais. A candidatura foi apreciada e aprovada na Assembleia da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) no dia último dia 24.

Segundo o professor Emerson Fey, a proposta da Unioeste é fazer um evento com o tema “Integração e Inclusão para a Geração de Renda”, envolvendo também o Paraguai onde esta cultura tem elevada importância social e econômica.

Congresso Brasileiro

Na edição deste ano, realizada entre os dias 21 e 25 de outubro de 2013, em Salvador, participaram os professores Emerson Fey, Neumarcio Vilanova Costa e Vanda Pietrowski junto aos acadêmicos do curso de Agronomia do Campus de Marechal Cândido Rondon. Na oportunidade, a professora Vanda Pietrowski ministrou o minicurso “Insetos e pragas da cultura da mandioca” junto com o pesquisador Rudiney Ringenberg, da Embrapa. O professor Emerson Fey participou de uma discussão sobre “Boas práticas de manejo do solo para a cultura da mandioca” com a exposição do tema “Sistema plantio direto e preparos Conservacionistas do solo para o cultivo de mandioca”.

Além da participação, três trabalhos da Unioeste foram premiados. O melhor, com apresentação oral no tema “Sistemas Agrícolas de Produção,” foi o trabalho “Efeito do sistema Plantio sobre a produtividade de Mandioca (Manihot esculenta Crantz) em Sangão – SC” de autoria de Emerson Fey (Unioeste), Enilto de Oliveira Neubert (Epagri), Jorge Homero Dufloth (Epagri), Marco Antônio Sedrez Rangel (Embrapa) e Marcos Antônio Remor (Sangão, Santa Catarina); o outro foi o de melhor apresentação oral do tema “Entomologia” com o título “Definição da folha a ser amostrada para monitoramento de mosca branca (Bemisia tuberculata) na cultura da mandioca (Manihot esculenta)”, de autoria de Jonatan Erlan Fredrich, Alisson Daroda Cassiano, Dione Eger, Ana Paula Wengrat, Carlos Alberto da Silva Ledo (Embrapa), Rudiney Ringenberg (Embrapa); por último, o melhor trabalho com apresentação em pôster do tema “Entomologia” foi o trabalho “Aplicação de manipueira no controle da cochonilha-de-raíz (Dysmicoccus sp.)” de autoria de Samara Brandão Queiroz Pratis, Ana Paula Wengrat, Alisson Daroda Cassiano, Jonatan Fredrich, Vanda Pietrowski, Carlos Alberto da Silva Ledo (Embrapa).