Encontro Anual de Iniciação Científica movimenta Campus de Foz

Com a presença de cerca de três mil pessoas, foi aberto ontem (06.11), no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, o 22ª Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e o 3ª Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI). O evento, organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), vai até amanhã (08.11) e congrega as diferentes áreas do conhecimento. Desde a primeira edição cumpre o papel de promover a interação entre as universidades estaduais do Paraná, ao oferecer um ambiente propício à difusão da ciência.

Os 3357 trabalhos inscritos são resultantes de projetos de iniciação científica ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Araucária.  E ainda de bolsistas vinculados a Ações Afirmativas para Inclusão Social e Iniciação Científica Voluntária (PICV).

A cerimônia de abertura contou com a participação dos alunos de Iniciação Científica (IC) e tecnológica das universidades estaduais participantes, de autoridades, como o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), João Carlos Gomes, que representou o governador Beto Richa, o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, o diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, Aldo Nelson Bona, o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, reitores das universidades paranaenses, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Silvio César Sampaio, dentre outras autoridades. Veja a Galeria de Fotos em: http://cac-php.unioeste.br/cnu/node/1709.

O secretário João Carlos Gomes, enfatizou a relevância do evento, especialmente quanto ao grande número de trabalhos inscritos. “Este encontro é uma amostra do potencial e do trabalho dos nossos alunos de graduação, em termos de pesquisa e iniciação científica”, ressaltou ao afirmar também que o Paraná é um estado privilegiado, com sete universidades estaduais públicas de qualidade e milhares de jovens alunos fazendo iniciação científica, apresentado seus resultados e discutindo suas pesquisas. Isto faz do EAIC um dos eventos de IC mais importantes do Brasil”, enfatizou.

O reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff falou sobre o importante papel do sistema de ensino superior público no desenvolvimento do Estado. “A rede de universidades estaduais detém 120 mil alunos e praticamente 5% deles participam de programas de IC, desenvolvimento tecnológico e inovação e este evento é uma oportunidade de iniciar uma carreira dedicada a desenvolver pesquisa”, salientou o reitor.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, Silvio César Sampaio destacou que o Eaic começou com duas centenas de trabalhos apresentados e hoje está com mais de três mil, o que mostra a importância das universidades no contexto da pesquisa científica paranaense. “Considerando que a Unioeste é uma universidade nova, um evento deste porte, com cerca de quatro mil pessoas envolvidas, projeta a Instituição tanto no estado quanto no Brasil”, informou Sampaio, que ainda destacou a realização do evento como um “grande marco e uma oportunidade para os estudantes”.

Na sequência, o professor da Universidade de Brasília Paulo Anselmo Ziani Suarez proferiu a palestra “A universidade e o desenvolvimento tecnológico”, na qual destacou que há países saindo da crise com investimento em ambientes de inovação. “Ao fazer desenvolvimento tecnológico nas universidades surgem novos problemas para estimular a ciência básica, formam-se recursos humanos aptos para inovar nas empresas, centros e institutos de pesquisa e há geração de recursos para a Universidade.”, frisou Suarez. Logo após, foi realizada uma confraternização.

As apresentações orais ocorrem dias nesta quinta-feira (07)  e sexta-feira (08), a partir das 8 horas e seguem até às 17h05, no Campus de Foz do Iguaçu.

No dia 8, às 16 horas, está programada uma reunião de avaliação final do Pibic e Pibiti 2012-2013, com a participação de todos os membros dos Comitês Assessores de Bolsas das IES e Comitê Assessor Externo do CNPq.