Professora desenvolve projeto da Análise do Comportamento

Com objetivo de divulgar análises científicas sobre o Comportamento Humano, por meio de publicação de artigos relacionados a todas às áreas da análise do comportamento como educação, clínica, saúde, organizacional, entre outras; o projeto “Boletim Comporte-se” foi desenvolvido pela professora Maria Estes Rodrigues da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no primeiro semestre deste ano, durante sua licença sabática.

O Boletim Comporte-se: Ciência ao Alcance de Todos - 1ª edição - Saúde, consiste em nove artigos disponíveis no seguinte endereço https://sites.google.com/site/ilianemanteze/boletim_v1_n1.pdf?attredirects=1 . Desenvolvidos dentro de um núcleo temático comum denominado “Saúde”. Os autores variam de estudantes sob a supervisão de profissionais experientes e conceituados na área.

A professora conta que a ideia nasceu da necessidade de oferecer informação a um público não necessariamente conhecedor aprofundado de Análise do Comportamento, bem como Psicólogos de outras orientações, profissionais de saúde em geral, profissionais de áreas afins e leigos interessados no assunto. “Esse trabalho foi realizado para atender os objetivos da literatura especializada que visa à democratização do conhecimento, ao contrário da comunicação científica que tem por objetivo a comunicação com pares de áreas específicas, voltada para conhecedores de conceitos básicos ou mesmo avançados do assunto em questão, bem como da terminologia técnica da área”, explica.

Maria reforça ainda que nesse sentido, os autores dos textos do Boletim foram alertados de modo a escreverem textos mais acessíveis a leigos bem informados, que possuam formação em áreas afins, outras áreas ou mesmo em nenhuma.

A Análise de Comportamento tem a dizer sobre assuntos que variam desde inserção da família no tratamento de patologias psiquiátricas até a descrição sobre o que a Análise do Comportamento tem a oferecer à Psicologia em termos de rigor científico.

Entre os assuntos abordados no Boletim estão à avaliação interdisciplinar da doença de Alzheimer; a Análise do Comportamento no Hospital; a importância de identificar sinais precoces de autismo para o bom prognóstico da patologia; o papel do terapeuta na orientação das dificuldades de relacionamento conjugal; contribuições da Análise do Comportamento no tratamento de obesidade e sobrepeso; a visão do Behaviorismo Radical acerca da psicopatologia e uma análise sobre o transtorno desafiador opositor ser um desafio à saúde ou um problema educacional.