Unioeste inicia processo de excelência na pós-graduação

Três programas de pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) subiram para o conceito cinco e outros sete cursos para quatro na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao triênio 2010-2012, conforme divulgou ontem (10.12) o Ministério da Educação.

Os cursos de mestrado e doutorado em Agronomia, Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Engenharia Agrícola alcançaram o conceito cinco e os mestrados em Engenharia Química, Filosofia, Geografia (Francisco Beltrão), História, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Sociedade, Cultura e Fronteiras e Zootecnia obtiveram nota quatro.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, professor Silvio César Sampaio destaca que "a partir de 2013 a Unioeste está iniciando de fato o processo de excelência na pós-graduação. Dos 29 programas que temos 100% dos cursos que esperávamos que conseguissem o conceito cinco, conseguiram e 90% chegaram a quatro, ou seja, apenas um programa não subiu o conceito. Estamos indo muito bem".

Para o reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, este avanço é o resultado de um esforço conjunto de toda a comunidade universitária. “Estamos trabalhando para recuperar todos os passivos da Universidade, avançando na qualidade do ensino, pesquisa e extensão e devolvendo para sociedade uma instituição pública comprometida com o avanço da educação”, ressalta ele.

A maioria dos programas da Unioeste é recente, com 18 deles ainda na primeira avaliação, que dificilmente sobe o conceito, porém Sociedade, Cultura e Fronteiras, de Foz do Iguaçu, conseguiu subir, informa Silvio ao salientar que "cerca de 60% dos programas estão na primeira avaliação, 30% na segunda e 10% na terceira".

"Os programas novos estão na primeira avaliação, assim, o impacto de sua produção científica se dará nos próximos anos", esclarece o diretor de pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Edson Antonio da Silva e acrescenta que "os programas que subiram para nota quatro tem grande possibilidade de aprovar propostas de doutorado em 2014".

Silvio explica que a escala da Capes vai de 1 a 5. A partir daí o programa será comparado com os outros e de acordo com o reconhecimento internacional pode subir para o conceito seis ou sete. "Somente 10% dos programas de uma área terão estes conceitos. O sistema de avaliação é uma pirâmide, que tem na base cursos com conceito três. Depois, estão os conceitos quatro e cinco, os de conceito seis e sete estão no topo, com número reduzido de programas", observa ele.

Sistema de avaliação da Capes

A avaliação da pós-graduação stricto sensu é realizada pela Capes desde 1976 e se consolidou como instrumento de grande importância para o sistema nacional de pós-graduação. A atribuição de conceito ocorre na criação dos programas e é revista trienalmente por um comitê de consultores de alto nível, vinculados a instituições de diferentes regiões do País.

Este ano foram avaliados 5.082 cursos de mestrado e doutorado, num processo que considera as atividades dos anos de 2010, 2011 e 2012, e inclui as informações prestadas pelos cursos no período. Entre os critérios da avaliação estão infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual.

Os objetivos da avaliação são certificar a qualidade da pós-graduação, identificar assimetrias e possibilitar a criação de novos programas. Cumpre o papel de analisar o panorama e atividades dos programas, atestar a qualidade e acompanhar sua qualificação, resultando em indicadores que permitem induzir e fomentar ações governamentais de apoio à pós-graduação.

Para o diretor de pós-graduação Edson Silva, o resultado e mérito da avaliação são fruto do esforço e do planejamento dos coordenadores de curso e do corpo docente dos programas, tendo a PRPPG como setor responsável pela coordenação geral e acompanhamento da pós-graduação na Unioeste. “Isto se reflete na qualificação das publicações e demonstra a qualidade dos docentes e de suas publicações em congressos, revistas e livros", salienta.

A pós-graduação passa por três processos, expansão, consolidação e excelência. "Este é um processo natural numa universidade nova como a nossa. Já temos massa crítica de doutores com experiência na pós-graduação, estamos iniciando o processo de excelência acadêmica e científica e finalizando a expansão do número de programas", revela Silvio.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unioeste, professor Silvio César Sampaio, “o resultado desta avaliação coloca a Unioeste definitivamente como a terceira Instituição do sistema estadual em nível de pós-graduação. E com certeza, na próxima avaliação em 2016 vamos disputar a segunda colocação", finaliza o pró-reitor.