Central de Notícias

Unioeste tem bom desempenho em Exame da OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta semana o desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) do 10º Exame de Ordem Unificado, realizado no primeiro semestre deste ano.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ficou bem colocada com o número de 33 aprovados dos 54 inscritos dos cursos de Direito oferecidos nos Campi de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon.

No Brasil foram 124.914 inscritos e 33.954 aprovados na segunda fase, perfazendo o percentual de 28,07% de aprovação. A média percentual de aprovados da Unioeste ficou em 60,99%, sendo 78,26% do curso de Francisco Beltrão, 76,92% de Foz do Iguaçu e 27,78% do Campus de Marechal Cândido Rondon.

Em relação à diferença de percentual, o coordenador do curso de Direito do Campus de Marechal Cândido Rondon, professor Roberto Kalil Nassar, explica que o curso do Campus rondonense possui um calendário diferenciado dos demais Campi da Instituição. Segundo ele, o ano letivo do curso inicia no mês de agosto e todos os anos coincide com a segunda etapa do exame anual da OAB.

Ainda segundo ele, isso tem prejudicado o índice de aprovação dos acadêmicos no exame da Ordem, pois a grande maioria está terminando o 4º ano e iniciando o 5º ano do curso, porém o calendário pode estar com os dias contatos. “Já existe um novo projeto político pedagógico em andamento, mas o antigo ainda deve trazer prejuízos aos acadêmicos por um bom período, pois o seu fim está previsto para 2017”, observa. Porém, esse índice não se equivale ao resultado no Enade, no qual o curso de Direito do Campus de Marechal Cândido Rondon é o segundo melhor do estado do Paraná, com nota 5.

Empenho

No Campus de Francisco Beltrão, a coordenadora do curso de Direito, Silvia de Freitas Mendes, enfatiza que o excelente desempenho, que vem se repetindo anualmente, se deve ao empenho conjunto de docentes e discentes. “Nosso corpo docente está sempre buscando qualificação”, diz ela acrescentando que todos os professores efetivos tem mestrado, além de dois doutores e cinco professores cursando o doutorado. “Além dos discentes da turma do 5º ano, que também se empenharam para alcançar a aprovação no exame de Ordem, mesmo tendo várias atividades a serem cumpridas no último ano do curso”, menciona ela.

Jorge da Silva Giulian, coordenador do curso de Direito do Campus de Foz do Iguaçu, destaca que o estímulo motivacional ao acadêmico do primeiro ao último ano é um dos diferenciais do curso. “Os acadêmicos têm todo o apoio dos professores e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas com relação ao estudo e desenvolvimento para a OAB e concursos, tanto que sempre ficamos entre as cinco melhores faculdades do Estado no exame da Ordem”.

Como diretor do Campus de Francisco Beltrão, o professor Haroldo Augusto Moreira, ressalta a importância do trabalho em conjunto entre professores e acadêmicos. “Esse resultado dignifica a Instituição no ensino superior público, demonstrando que o diferencial está diretamente relacionado com a qualificação do corpo docente do curso e do empenho individual de cada discente que só faz comprovar a excelência do curso”, finaliza.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.