PEE da Unioeste oferece curso de Libras

Diante da necessidade da interação entre surdos e ouvintes, especialmente no campo da educação, desde ano de 2003 a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Programa de Educação Especial (PEE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – Semed/CAS, disponibiliza o curso de extensão universitária de Língua Brasileira de Sinais (Libras), aos professores, educadores dos Centros de Educação Infantil, servidores, alunos e comunidade.

De acordo com a coordenação o curso possibilita a aquisição gradativa da língua de sinais, visando ampliar as possibilidades de comunicação entre surdos e ouvintes para que a inclusão de pessoas surdas, nos diferentes espaços do meio social, ocorra de forma a romper com as barreiras impostas pela falta de comunicação e, para que os conhecimentos produzidos e sistematizados ao longo da história sejam apropriados e debatidos por surdos e ouvintes. “Há muito tempo a Unioeste vêm colhendo frutos desse trabalho, pois a maioria dos tradutores e intérpretes de Libras que hoje atuam tanto na Universidade, quanto no município passaram por esse curso”, explicam os coordenadores lembrando que “o PEE e o CAS compreendem que além dos tradutores e intérpretes de Libras, docentes e técnicos também precisam se apropriar da referida língua otimizando a comunicação nos diversos espaços da Instituição e da sociedade. Além disto, essa atividade proporciona a Unioeste avanços nos estudos e pesquisas sobre a educação de surdos”, concluem.

Para mais informações sobre o curso, data de matrícula dentre outros, entrar em contato com o PEE pelo telefone 3220-7370, ou no CAS 3902-1240 - http://cascascavel.com.br/