Doutorandas da Unioeste desenvolvem projetos

O mês de janeiro é um período de férias para a maioria dos acadêmicos, mas no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) doutorandas do curso de Engenharia Agrícola não deixaram seus projetos de lado para descansar.

A aluna Shaiane Lucas tem sua linha de pesquisa estendida na área de concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, voltado para a agroindústria. Ela diz que este projeto em laboratório tem duração de no mínimo um ano de manutenção, assim “o cuidado tem que ser diário”, diz ela.

Sua pesquisa consiste na utilização de um efluente de processamento de mandioca rico em carboidratos, que entra em um reator anaeróbio e converte os carboidratos em hidrogênio e outros compostos, porém nesta etapa este efluente ainda apresenta uma alta carga poluidora, necessitando passar por outro reator anaeróbio, transformando estes compostos em biogás. Desta forma, a quebra do processo anaeróbio permite além da recuperação de energia na forma do metano, também o hidrogênio, e no final o efluente está tratado e pode ser usado como adubo orgânico.

Mais pesquisas

A também aluna do curso de doutorado em Engenharia da Agricultura, Natássia Cosmann, está realizando sua pesquisa em Tratamento de Efluentes Agroindustriais no Abatedouro de Aves. Ela relata que no laboratório a capacidade de uso para o desenvolvimento da pesquisa é feita em quantidades de mililitros ou litros de efluentes, e se for adaptada em grandes empresas pode-se aumentar inúmeras vezes essa capacidade.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Faculdade de Engenharia de Alimentos. Estas unidades contribuem com o projeto de Natássia, a partir da obtenção do produto final, ou seja: o biosurfactante surfactina, alternativa para substituir os produtos químicos nos tratamentos de efluentes, por ser menos tóxicos.

Em outra linha de pesquisa, a aluna Carla Limberger finalizou estudo ligado ao reator anaeróbio-aeróbio, com recirculação da fase líquida aplicada ao tratamento de efluente de abatedouro de aves.

“O objetivo principal do trabalho foi avaliar um reator compartimentado de leito fixo e fluxo ascendente em sistema contínuo”, diz ela ao explicar que “é um sistema vertical dividido em três módulos: anaeróbio, anóxico e aeróbio, onde cada módulo faz uma função complementar diferente da anterior ligado 24 horas”. Ao final do processo, a água tratada está pronta com a exata qualidade, para ser despejada na natureza.

Neste trabalho podem-se obter informações relevantes sobre as condições de detenção hidráulica e de recirculação. Para a aluna, a finalização do relatório e a atualização dos dados são fundamentais para a boa apresentação do projeto.

Esses trabalhos são desenvolvidos diariamente nos laboratórios da Universidade, pelas acadêmicas doutorandas. Os projetos apresentados nas teses de Engenharia Agrícola são divulgados em revistas científicas nacionais e internacionais de alto fator de impacto.