Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

A professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Luciana Oliveira de Fariña, coordenadora do projeto Alfa no Brasil e German Galego, professor da Universidade Católica do Norte da Colômbia e coordenador geral do projeto, participam hoje (31/10) de uma mesa redonda do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que ocorre de 29 de outubro a 01 de novembro em Foz do Iguaçu.

O projeto Alfa envolve nove universidades latino-americanas, do Caribe e da Comunidade Europeia, pelo qual é apoiado. Objetiva fortalecer o papel das Instituições de Ensino Superior na promoção dos processos locais de desenvolvimento econômico inclusivo em áreas marginais ou de fronteira da América Latina, as ações do projeto são realizadas em conjunto com as instituições parceiras.

São promovidos intercâmbios para docentes e estudantes para aumentar a capacidade das universidades parceiras influenciarem os processos de planejamento estratégico para a promoção da participação democrática e da coesão social nos territórios em que estão localizados.

O Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local visa facilitar o diálogo e o intercâmbio entre atores locais, nacionais e internacionais sobre a eficácia e impacto do desenvolvimento econômico local perante os grandes desafios da nossa época e promover a elaboração de políticas públicas sobre Desenvolvimento Econômico Local, demonstrar a sua relevância e do território para o desenvolvimento integral, incluindo os pilares econômicos sociais e do meio ambiente e apresentar a necessidade de contar com instrumentos de implementação de estratégias e planos de desenvolvimento econômico local.

Mais informações sobre o Fórum no site: www.foromundialdel.org/