Fibra ótica chama atenção no Circuito Portas Abertas
O evento Circuito Universidade Portas Abertas, realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Campus de Cascavel, apresenta diferentes exposições de alunos da Instituição e stands de empresas particulares parceiras. No Show Tecnológico que faz parte do evento os alunos têm a oportunidade de interagir e também questionar.
Algumas destas empresas expositoras apresentam como funciona o trabalho de fibra ótica entre as redes de comunicação. A conectividade disponível na região possui o monitoramento deste material por meio também de micro câmeras.
Segundo os expositores, hoje em dia, toda operação de internet passa pela fibra ótica, que está substituindo a transmissão via satélite. É lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra, que é revestida por acrilato impede a luz que está em movimento sair pelas extremidades.
Marcio Onishi e Sandro Martins explicam aos alunos como a fibra é manuseada, além de outras formas de como a tecnologia avança a cada dia. Estão à disposição aparelhos de manuseio da fibra que são utilizados na própria Universidade, e também aparelhos de medida de outras frequências.
A máquina de certificação de rede, que custa em torno de R$ 30 mil está à disposição para a curiosidade dos visitantes. “Este equipamento é de extrema importância, pois corta o cabo de fibra em um ângulo de 90° e serve para a junção em uma outra extremidade”, relata Sandro.