Acessibilidade na informática é destaque em Feira

Neste segundo dia (30.10) na Feira, realizada no Circuito Universidade Portas Abertas, desenvolvido no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), continuam as diferentes exposições de projetos. O Head Mouse é um dos projetos que está sendo apresentado no evento pelo seu coordenador e analista de Informática da Instituição, Selmo José Bonatto.

Segundo Selmo, que trabalha com deficientes visuais desde o ano 2000, o Head Mouse é uma tecnologia inovadora. É um software gratuito, e pode ser baixado em computadores com disponibilidade de webcam, além de fácil manuseio, utilizando a cabeça, olhos e boca para fazer os movimentos do mouse. O teclado virtual, ressalta o analista, possibilita a interação de deficientes tetraplégicos na rede e também de comunicar-se através da fala. “Os conceitos de interação e acessibilidade na Universidade é um projeto de curto prazo. No ano que vem abriremos um para adaptar esta tecnologia na Unioeste”, reforça Selmo.

A ideia de adaptação desta tecnologia, explicou o coordenador, iniciou-se na Unioeste a partir da necessidade de interação nas redes sociais de uma ex-paciente tetraplégica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). “O desafio foi fazer com a paciente participasse e se aproximasse das informações por meio do computador. A partir disso, o projeto ganha apoio a cada dia”, salientou.

O download pode ser feito no site http://robotica.udl.cat/