Professor espanhol visita colegiado de Química

O curso de Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, recebeu a visita do professor Francisco Galindo Honrubia, que é do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universitat Jaume I de Castellón, Espanha.

A vinda do professor Francisco foi a convite da professora Marcia Borin da Cunha que é ex-coordenadora do Núcleo de Ensino de Ciências (Necto). Assim, aproveitando a oportunidade, o Necto, que hoje é coordenado pela professora Olga M. R. Peres, promoveu palestras, na qual o professor apresentou alguns processos químicos, como os fotoquímicos e os sensores fluorescentes com potencial aplicação na medicina.

Apresentou ainda levantamentos de artigos que mostram o uso das cores em experimentos de química, que foi o assunto da palestra “O uso de Corantes para o Ensino de Química”. Neste mesmo dia o Grupo do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Realeza veio conhecer as atividades realizadas do Necto e participar da palestra.

Além da troca de experiências entre os acadêmicos do curso de Licenciatura em química, estiveram presentes os grupos Pibid – Química, e também o Programa de Educação Tutorial de Química (PETq). Assim, a notável presença do professor Francisco promoveu uma interação entre os grupos de pesquisa, pois participaram também o mestrado de Ciências Ambientais e do Mestrado da Engenharia Química da Unioeste.