Exposição do curso de Ciência da Computação

O Circuito Universidade Portas Abertas, realizado pelo Campus de Cascavel na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tem como atração também as experiências dos alunos do terceiro e quarto anos do curso Ciências da Computação.

Os alunos Diego Pagani, do 4º ano, Charles Giovane de Salles e Natal Pereira Junior, ambos do 3º ano, expõem dois experimentos realizados em sala de aula. Um deles, é o “Robô com sensor” que é um instrumento utilizado para testar equilíbrio, que pode também ser utilizado em aviões. Acoplado em baixo do robô, feito de peças especiais do jogo lego, o sensor tem a capacidade de manter o robô em equilíbrio, sem a ajuda de controles remotos.

O segundo instrumento apresentado no evento é o “resolver o cubo”. É um objeto, também feito do mesmo material que o robô com capacidade de fazer a leitura de um cubo mágico e resolvê-lo. O processo de resolução do cubo é feito por meio da leitura de todos os lados por lazer, e após a leitura, a máquina muda os lados do cubo o deixando com as faces da mesma cor.

O objetivo de mostrar todos esses trabalhos é que cada visitante tenha mais intimidade sobre como o curso é desenvolvido. “Queremos resolver alguns tipos de problemas na tecnologia hoje e é apenas por experimentos que teremos os resultados”, declara o aluno Diego empolgado com o resultado que a Feira está trazendo.