IAP transfere área do CPAA para Unioeste

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Sérgio Paulo Wolff, o diretor geral do Campus de Toledo, José Dilson Silva de Oliveira e o diretor do Instituto de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (Inpaa), Robie Allan Bombardelli, se reunirão, nesta tarde (29), para realização da solenidade de transferência da área do Centro de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (Cpaa/IAP) para a Instituição.

O Inpaa é um centro de pesquisas com atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de graduação de Engenharia de Pesca e o mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, conta também com a participação de docentes e discentes de outros cursos como Engenharia Química e Química.

O Instituto antes era uma unidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Centro de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (Cpaa), muito importante para a piscicultura do Estado, foi construído no final da década de 70 e, desde então, promoveu o fomento da piscicultura, o desenvolvimento da aquicultura e ações relacionadas à preservação do meio ambiente.

Bombardelli salienta que o Cpaa "teve importância para a nossa região e na criação do curso de Engenharia de Pesca na Unioeste. O Inpaa vai colaborar com o desenvolvimento regional, voltado para os recursos pesqueiros e aquicultura, beneficiando toda a comunidade regional".

O diretor do Campus de Toledo, José Dilson de Oliveira informa que o "terreno que abriga o Instituto tem 120 mil m2 de área, sendo dez mil m2 de área construída, numa estrutura que inclui laboratórios, salas de aula, auditório e refeitório".

Localizado na estrada da Usina Km 5, em Toledo, o Instituto foi repassado formalmente para a Unioeste em 2010. Bombardelli ressalta que "a estrutura já era utilizada antes, com o repasse foi possível melhorá-la, desde então, foram realizadas reformas e a construção de novos laboratórios, como o de tecnologia para reprodução de peixes e o de EcoHidráulica".

Na ocasião, também haverá a inauguração da Rede Elétrica de Alta e Baixa Tensão e do Sistema do Inpaa, além da assinatura da Ordem de Serviço para início da obra do Laboratório de Eco-hidráulica e Hidrologia. A solenidade será realizada, às de 17 horas, no Inpaa.