Unioeste teve aprovada verba para aquisição de aparelho no HU

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, recebeu nesta sexta-feira (22.11), no gabinete da Reitoria, o deputado estadual José Lemos para confirmar a liberação da verba de R$ 3 milhões para a compra do aparelho de ressonância magnética, que será instalado no Centro de Imagens do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).

O aparelho fornece diagnóstico com maior nitidez dos órgãos internos do corpo humano, podendo precisar com mais segurança a necessidade ou não de cirurgia. A ressonância magnética tornou-se o mais moderno exame de diagnóstico por imagem, mostrando em alta definição os órgãos internos. Ela consegue detectar anomalias que os exames anteriores não permitiam e fornece imagens mais detalhadas que outros métodos de exame. O aparelho é composto de um tubo circundado por um grande imã, no interior do qual é produzido um potente campo magnético.

Com a aquisição deste equipamento, será possível realizar exames no próprio HU. Atualmente, para fazer exames o hospital paga para empresas terceirizadas ou desloca os pacientes até Curitiba.

O reitor destacou a importância do Hospital e dos serviços oferecidos pelos cursos da área da saúde, que atendem a população nas diversas especialidades clínicas. "Os investimentos em saúde ampliam e melhoram o atendimento a população das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e tem o mesmo efeito na qualidade do ensino dos nossos cursos, que elevam o nosso nível acadêmico", disse ele.

O diretor-geral do HU, Allan Cezar Faria Araújo, agradeceu o empenho do deputado Lemos na intermediação para a liberação desta verba, resultado de emenda parlamentar do deputado federal Dr. Rosinha. Em outubro passado, a Unioeste conseguiu a aprovação de R$ 13,9 milhões do Governo federal para investimentos em saúde.

Allan Araújo salientou que o Huop é certificado como hospital escola que, "além de prestar assistência médica, também oferece serviços educacionais." A certificação é concedida apenas aos hospitais com atividades curriculares de estágios para, no mínimo, um curso de Medicina e outros cursos de graduação na área da saúde.

O deputado Lemos disse, na ocasião, que acolheu a solicitação do Hospital e conversou com o Ministro da Saúde, que atendeu o importante pedido. “É um equipamento de última geração que fará os exames gratuitos para a nossa população". Ele observou ainda que esta verba vai consolidar os trabalhos que o Hospital já presta, além de ampliar o atendimento. "Fiquei muito satisfeito em poder contribuir com a Unioeste na liberação desses recursos que são importantíssimos para a saúde da população de nossa região e estou à disposição para intermediar novos recursos", concluiu.